Bandagens Funcionais a todo vapor – Nova turma em Novembro

bandagem funcionalNo ultimo final de semana (7 e 8 de setembro), aconteceu mais um Curso de Bandagens Funcionais, promovido pela Spalla Fisioterapia e em parceria com o Instituto Dr. Osmar de Oliveira, em São Paulo-SP. Parabéns a turma! Confira mais fotos desta turma aqui.

A técnica das Bandagens Funcionais é utilizada em todo o mundo por atletas e não atletas. Este método possui ação neuromuscular, fornecendo estímulos proprioceptivos, e função articular, promovendo estabilidade seletiva. Tem sua origem nos Estados Unidos, por uma necessidade do meio esportivo de se prevenir lesões, reabilitar e diminuir o tempo de afastamento dos atletas de sua prática esportiva. Hoje, sua maior utilização continua sendo na prevenção e tratamento de lesões relacionadas ao esporte, porém muitos dos seus conceitos podem ser aplicados no tratamento dos pacientes comuns. Essa técnica é um recurso importante, já que proporciona efeito imediato na estabilização articular e alívio de dor para os atletas, sendo de fácil e rápida aplicação. Os materiais para a bandagem são de fácil acesso e existe uma sequência correta em sua aplicação para ser eficiente. O aprimoramento da técnica é obtido através da prática, por isso é válido ressaltar a importância desse aprendizado com profissionais capacitados e com experiência profissional na área.

bandagem funcionalO curso promovido pela Spalla Fisioterapia conta com a liderança do fisioterapeuta Igor Phillip, que possui ampla experiência na técnica das Bandagens Funcionais, e colaboração dos demais profissionais da Equipe. Mais do que apresentar os passos para a correta aplicação de uma bandagem funcional, procuramos transmitir toda a nossa experiência prática no uso da técnica, instigando o aluno a raciocinar antes de aplicar simplesmente as tiras de esparadrapo. Para facilitar o ensino, criamos o SOFTWARE DE BANDAGENS FUNCIONAIS, programa exclusivo aos alunos participantes do curso, o qual apresenta ilustrações e descrição passo-a-passo de cada bandagem ministrada.

bandagem funcionalApresentamos um programa completo, o qual abrange:

  • história e introdução do método;
  • benefícios da aplicação;
  • indicações e contra-indicações;
  • roteiro prático: mão, punho, cotovelo, ombro, coluna, joelho, tornozelo e pé;
  • dinâmicas simulando ambientes de prática;
  • tempo destinado a plantão de dúvidas e revisão de alguma bandagem específica.

Deste modo, ao final do curso, buscamos que o participante seja capaz de compreender os princípios da técnica e possa desenvolver, ao longo de sua prática clínica, a segurança de criar suas bandagens segundo as necessidades de seus pacientes.

Por solicitações, abriremos uma NOVA TURMA nos dias 02 e 03 de Novembro. Para mais informações clique aqui.

Spalla Fisioterapia
Algo a mais do que especialistas…

Sobre o autor Fernando Cassiolato

Fernando Cassiolato escreveu 31 matérias nesse site.

Fisioterapeuta graduado pela USP, pós-graduado em Fisioterapia Esportiva pela CETE-UNIFESP e Acupuntura pelo IPES. Estuda Fisioterapia Esportiva Preventiva e atua na cidade de São José do Rio Preto.

Queremos seu comentário...