Spalla Sem Fronteiras

spalla fisioterapiaAo longo deste ano os integrantes da Spalla Fisioterapia atuaram em uma grande variedade de atividades em varias partes do Brasil e do mundo. Essas atividades foram significativas para a continua formação e especialização dos nossos profissionais. Acreditamos que participando em diferentes frentes de trabalho, pesquisa e ensino nossa equipe se fortalece cada vez mais, sempre com o objetivo de juntos podermos contribuir de forma ativa para o desenvolvimento da Fisioterapia Esportiva. Estamos sempre em contato com nosso publico que abrange desde pacientes ate colegas de profissão. Através de nossos canais de comunicação, nosso site e pagina no Facebook, temos a enriquecedora experiência de conversar com o publico em geral e pacientes sobre duvidas, tratamentos, lesões, processo de reabilitação, assim como nossos colegas, profissionais que atuam na área, incentivando discussões sobre diversos temas relacionados a fisioterapia esportiva. Atualmente nossos fisioterapeutas atuam ativamente nos projetos da Spalla e diversos lugares no Brasil e outros países. Ana Carolina Villa-Lobos atua em Brasília/DF/Brasil, Igor Phillip em São Paulo e Mogi das Cruzes/ SP/BRASIL, Thais Bortolini em São Paulo e Jundiaí/SP/BRASIL, Fernando Cassiolato em Londrina/PR/BRASIL e Gabriela Borin Amherst/Massachusetts/EUA.

ana carolina villa-lobos

Nossa fisioterapeuta Ana Carolina Villa-Lobos participou este ano de uma série de eventos esportivos, principalmente atuando no atendimento em quadra, pré e pós jogos a atletas de tênis. Entre os eventos que ela participou destacamos sua atuação em um dos maiores torneios de tênis realizados no Brasil, torneio Brasil Open, Sul Americano Seniors de tênis e na Etapa Itaú Master Cup. Outra importante conquista de nossa fisioterapeuta foi a recente eleição da sua chapa para a diretoria da Regional SONAFE de Brasília na qual a Ana terá o cargo de tesoureira. Ainda, na área acadêmica, Ana administrou um workshop de Bandagens Funcionais para fisioterapeutas, no qual teve a oportunidade de demonstrar uma parte do conteúdo do nosso curso de bandagens funcionais, também ministrado em outras oportunidades pela Equipe Spalla. Ainda, Ana e Igor participaram do mais importante evento na área esportiva, o VII CONGRESSO BRASILEIRO E V CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE NACIONAL DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA VII JORNADA BRASIL-ARGENTINA DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA.

igor phillip

Neste mesmo evento, realizado de 30 de outubro a 02 de novembro de 2015, na cidade de Florianópolis, nosso fisioterapeuta, Igor Phillip, foi um dos ilustres convidados para participar do II Simpósio de Fisioterapia Esportiva Aplicada ao Futebol – SONAFE. Igor foi palestrante na mesa redonda “A criança e o adolescente no futebol: Atribuições e abordagens do fisioterapeuta na formação dos atletas nas categorias de base”. Nessa oportunidade Igor demonstrou sua experiência fundamentada na sua atuação de anos no futebol, enriquecendo de forma significativa a discussão do tema. Ainda na área acadêmica, Igor ministrou uma aula de lesões no Futebol em duas oportunidades para alunos do curso de Especialização de Reabilitação Aplicada ao Esporte do CETE/UNIFESP/EPM. Ainda, representou a Equipe Spalla em um minicurso de bandagens elásticas na Universidade de Santo Amaro (UNISA). Atualmente, Igor esta desenvolvendo sua pesquisa de Doutorado, na área de Ciências da Reabilitação, na Universidade Nove de Julho, apos concluir com êxito sua pesquisa de Mestrado.

Thais Bortolini

A fisioterapeuta Thais esta atualmente atuando como fisioterapeuta do Instituto Alivio da Dor e da Equipe de tênis CRPSP. Além disso, ela realizou cursos na área de posturologia, osteopatia estrutural e esta realizando um curso na área de osteopatia visceral. A realização desses cursos tem contribuído ainda mais para o aperfeiçoamento e especialização visando a excelência dos seus atendimentos. Ainda, Thais atuou esse ano no atendimento voluntario na Associação de Aposentados e pensionistas de Jundiaí e mutirão de atendimento voluntario multiprofissional em Jundiá pelo Instituto Alivio da Dor. Na área acadêmica Thais e Igor tiveram a oportunidade de representar novamente a Equipe Spalla ministrando uma aula de Bandagem Funcional para alunos do curso de Especialização de Reabilitação Aplicada ao Esporte do CETE/UNIFESP/EPM.

Fernando CassiolatoOutro membro da nossa equipe, Fernando Cassiolato, atuou ativamente nos canais de comunicação da Spalla Fisioterapia, no nosso site e pagina do Facebook. Foi aprovado para o quadro de sócios especialistas da SONAFE e neste ano teve uma grande parte de seu tempo dedicado a área acadêmica realizando tutoria de alunos da UNOPAR/Kroton. Além disso, com o interesse de continuar especializando e aprimorando-se na área de fisioterapia esportiva foi aprovado para iniciar o mestrado em Ciências da Reabilitação na Universidade Estadual de Londrina/UEL, sob orientação da Profa. Dra. Christiane de Souza Guerino Macedo. O tema de sua pesquisa será “Estratégias e profissionais envolvidos na prevenção de lesões no futebol brasileiro”. Mais uma vez um membro da equipe Spalla tem a oportunidade de contribuir de maneira significativa para novos conhecimentos da área de fisioterapia esportiva.

Nossa fisioterapeuta Gabriela Borin esta realizando Doutorado em Cinesiologia, na Universidade de Massachusetts, Amherst, USA. Esta tem sido uma grande experiência pessoal e profissional, na qual ela atua ao lado de pesquisados reconhecidos como na área de controle motor, Profa. Dra. Julia Choi e na área de biomecânica, Prof. Dr. Joseph Hamill. Em outubro deste ano, Gabriela apresentou um estudo no maior evento da Sociedade de Neurociência, sediado em Chicago. O evento contou com a participação de cerca de 30.000 pessoas vindas de mais de 80 países. O estudo enfocou na correlação de fatores biomecânicos e o aprendizado de uma determinada demanda cognitiva durante a marcha. A convivência na Universidade também lhe tem oferecido a oportunidade de conhecer a atuação do fisioterapeuta Esportivo nas Universidades dos Estados Unidos, entrar em contato com esportes populares neste pais, assim como a estrutura esportiva e de serviços médicos das Universidades.

Umass AmherstUmass Amherst

Campo de Futebol Americano – Umass Amherst, MA          Clinica de Medicina Esportiva – Umass Amherst, MA [/caption]

(Fonte: www.umass.edu)                                                           (Fonte: www.umass.edu)

Os membros da Equipe Spalla agradecem o apoio de todos que ao longo destes anos acompanham e participam de suas atividades e buscam juntos novos e inovadores caminhos para a Fisioterapia Esportiva. Esperamos que o próximo ano seja ainda mais produtivo e enriquecedor, pois sempre estamos na busca de novos desafios para construirmos e fortalecermos a fisioterapia em nosso pais expandindo o conhecimento que não tem fronteiras.

Obrigado pelo apoio e incentivo! Que venha 2016!

 

 

 

 

 

Sobre o autor spallafisioterapia

Spalla Fisioterapia escreveu 78 matérias nesse site.

A SPALLA Fisioterapia é uma equipe com enfoque na área de ortopedia e traumatologia. Nosso objetivo é ser um ponto de referência em reabilitação. Queremos conduzir com precisão nossa missão de promotores de saúde e proporcionar o retorno de nossos pacientes a sua prática esportiva ou ao seu dia a dia no melhor equilíbrio possível.

Queremos seu comentário...