Sochi 2014 – Jogos Paralímpicos de Inverno

Os Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2014 serão realizados em Sochi, na Rússia, de 7 a 16 de março de 2014. Este é um evento esportivo onde competidores com deficiência física competem em uma variedade de esportes de inverno.

jogos paralímpicos de sochiEm 1948, o neurologista Sir Ludwig Guttmann, nascido na Alemanha, organizou uma competição esportiva envolvendo veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesões na medula espinhal. Um movimento internacional nasceu como resultado dos esforços de Guttmann. Em Roma no ano de 1960, esses atletas paralímpicos competiram pela primeira vez em jogos de estilo olímpico. Em Toronto, em 1976, um maior grupo de atletas participou dos jogos. Os primeiros Jogos Paralímpicos de Inverno oficial ocorreram em 1976, em Örnsköldsvik, na Suécia. Os Jogos Paralímpicos de Inverno são realizados a cada quatro anos e nos mesmos locais que os Jogos Olímpicos de Inverno. A última edição dos Jogos Paraolímpicos contou com a participação de mais de 40 países, que competiram em cinco modalidades esportivas. As modalidades esportivas neste ano em Sochi incluem: esqui alpino, biathlon, esqui cross-country, hóquei e curling.

jogos paralímpicos de sochiESQUI ALPINO

Esqui para-alpino exige extrema agilidade, força e velocidade, sendo que os atletas podem atingir velocidades que excedem 100km/h. Há seis tipos de provas:

Downhill (descida): os atletas esquiam por um curso longo, íngreme e devem passar por uma série de portas. Se os atletas perderem um portão, são desqualificados.

Slalom: duas corridas no mesmo dia em diferentes percursos. Os tempos das duas corridas são somados para determinar o menor tempo.

Slalom gigante: igual ao slalom, porém o percurso é mais longo.

Slalom gigante super: uma prova de velocidade, onde cada atleta deve completar um percurso com o menor tempo. O percurso é geralmente mais curto que o downhill, slalom e slalom gigante.

– Super Combinado: a competição combinada é o resultado final de duas disciplinas – geralmente uma de Downhill ou Super-G e uma única corrida de Slalom. Cada atleta completa duas corridas no mesmo dia em diferentes percursos. Os tempos das duas corridas são somados, sendo considerado vencedor o menor tempo de execução.   

Snowboard Cross: cada atleta completa três corridas cronometradas, sendo considerado o melhor tempo de chegada de duas corridas. Há apenas um atleta por vez no percurso. O formato da prova combina elementos tanto de corrida e estilo livre.

BIATHLON

jogos paralímpicos de sochiO biathlon exige do atleta várias habilidades de resistência física e precisão de tiro durante uma competição. Os atletas com deficiência são classificados como em pé, sentado, ou esquiadores com deficiência visual. Esta prova combina esqui cross-country e tiro ao alvo, mas difere dos esquiadores do biatlo Olímpicos porque sempre devem disparar a partir de uma posição de bruços. Os tempos de largada são escalonados por atleta por um sistema de 30 segundos de intervalo.

Além disso, o biathlon é dividido em de curta distância e de longa distância. Em curta distância, os esquiadores correm em torno de um circuito de 2,5 km e param duas vezes para realizar cinco tiros em um alvo colocado a 10 m de distância. Para esquiadores de longa distância é similar, mas devem fazer cinco voltas e parar para atirar quatro vezes. Para a parte de tiro, os esquiadores com deficiência visual usar um sistema eletrônico que envia sinais acústicos quando estão se aproximando do alvo.

jogos paralímpicos de sochiESQUI CROSS-COUNTRY

É uma modalidade que combina o cross-country e biathlon. Participa atletas com deficiência física e deficiência visual. Dependendo do comprometimento funcional, um competidor pode usar um esqui sentado ou uma cadeira equipada com um par de esquis. Os atletas com deficiência visual competem no evento com um guia. Os atletas competem em curta distância, média e longa (variando de 2,5 km a 20 km) ou participar em equipe usando técnicas clássicas ou livres.

HÓQUEI

Hóquei em treno tem essencialmente as mesmas regras de hóquei no gelo. Todos os jogadores tem padronizado equipamentos de hóquei trenó de gelo de acordo com as diretrizes. Em vez de usar patins, cada jogador fica amarrado a um trenó, que tem duas lâminas, altas o suficiente para permitir que o disco a passe por baixo. Os jogadores usam dois tacos de hóquei com 75 cm de comprimento, com duas extremidades. Uma é usada para impulsionar o trenó através do gelo enquanto a outra extremidade ligeiramente curva é usada para conduzir o disco. Cada equipe tem seis jogadores, incluindo o goleiro.

jogos paralímpicos de sochi

CURLING

O objetivo do curling na cadeira de rodas é fazer com que a pedra 19,1 kg chegue o mais perto do anel central. Duas equipes jogam cada pedra de uma vez, cada equipe tem quatro jogadores. A cadeira de rodas do jogador deve estar parada durante o lançamento e as pedras podem ser lançados à mão ou dar um impulso inicial com um taco. Oito pedras são lançadas por cada equipe.

Ft. Gabriela Borin

Fonte imagens: http://paralympic.ca/
Fontes: http://paralympique.ca/sochi-2014

Sobre o autor Gabriela Borin

Gabriela Borin escreveu 18 matérias nesse site.

Fisioterapeuta graduada pela USP, pós graduada em Fisioterapia Esportiva pelo CETE/EPM/UNIFESP e Mestranda em Ciências pela FM/USP. Estuda Fisioterapia Esportiva e Controle Postural. Atua na cidade de São Paulo.

Queremos seu comentário...