Nacional Open Jiu-Jitsu 2012

Neste próximo domingo, dia 25 de novembro de 2012, será realizada a primeira edição do Nacional Open de Jiu-Jitsu 2012. O evento foi idealizado por Luis Felipe Minechelli e seu sócio-organizador Eduardo Castro. Luis Felipe diz que a ideia surgiu há muito tempo, através do desejo de montar um evento com um cronograma consciente e uma premiação adequada.

O evento será aberto a todas as equipes do Brasil e de outros países, trazendo uma nova proposta de premiação para todas as faixas da categoria adulto e máster, tanto masculino como feminino. Além disso, a atração principal do evento conta com a luta casada entre os atletas Fernando Tererê e Guilherme Carturan.

Atualmente, o jiu-jitsu é um esporte bem difundido, principalmente devido à expansão do MMA e sua grande visibilidade no mundo todo. Apesar do Brasil ser o maior formador de atletas nesse esporte, a grande maioria sai do País buscando menos concorrência e maior visibilidade no cenário mundial. Luis Felipe, além de atleta de jiu-jitsu há 15 anos e faixa preta pela Equipe Barbosa B9, conta que a ideia do Nacional Open Jiu-Jitsu 2012 é valorizar o jiu-jitsu nacional e trazer mais eventos de grande porte para o Brasil, juntamente com a preferência dos grandes atletas em permanecer no País.

Além de atleta, Luis Felipe é Fisioterapeuta Especialista em Esporte, e explica que em eventos como este, o papel do Fisioterapeuta vai além da reabilitação. O profissional é responsável pelos atendimentos imediatos e primeiros socorros ao atleta durante a competição, pode atuar na prevenção de lesões através da aplicação de algumas bandagens (já que nem todos os tipos de bandagens são permitidas neste esporte) e é considerado uma das autoridades da equipe médica, podendo ser responsável pela decisão de permitir ou não a continuidade da luta de acordo com as condições físicas do atleta.

Segundo nosso especialista, as lesões mais comuns encontradas em competições desse porte são luxação de ombro por trauma direto de projeções ou chaves de braço, ruptura ligamentar de tornozelo e pé pelas chaves de pé, lesão ligamentar de cotovelo pelas chaves de braço, fratura-luxação de falanges pelas pegadas, além das escoriações por trauma direto. Já na rotina de treinos, fora das competições, as lesões por sobrecarga também são comuns, como lesões musculares e lesões dicais.

O Nacional Open Jiu-Jitsu 2012 será realizado no próximo domingo, a partir das 9 horas da manhã, na rua Bom Jesus, 599, Bairro Água Rasa, São Paulo, no Grêmio Desportivo e Recreativo VII de setembro. O evento contará com a participação de mais de 300 atletas, dentre eles campeões mundiais. Vale a pena conferir!

Contato:

Sócio-organizador: Felipe Minechelli

Site: www.nacionalopenjiujitsu.com.br

E-mail: felipenacionalopen@yahoo.com.br

Telefone: (11) 99233-9531

Ft. Thaís Bortolini Bueno

Sobre o autor Thaís Bortolini Bueno

Thaís Bortolini Bueno escreveu 8 matérias nesse site.

Fisioterapeuta graduada pela UFSCar, pós graduada em Fisioterapia Esportiva pelo CETE/UNIFESP. Estuda Fisioterapia Esportiva com ênfase em Desempenho e Prevenção. Atua nas cidades de São Paulo e Jundiaí com atletas de corrida de rua, tênis e vôlei de praia.

Queremos seu comentário...