Lesões no Levantamento de Peso

O Brasil esteve muito bem representado no Pan Americano de Guadalajara 2011. Fernando Saraiva Reis conquistou um ouro inédito competindo na categoria Super-pesado (acima de 105 kg). O atleta estabeleceu o novo recorde pan americano com a marca de 410 kg, soma das duas fases em que estabeleceu também os recordes pan americanos no arremesso com 225 kg, e no arranque com 185 kg.

A primeira competição oficial ocorreu nos Estados Unidos, em 1964, onde o levantamento básico popularizou se como Power Lifting, e o primeiro campeonato mundial em 1971. As competições de Levantamento de Peso são organizadas para homens e mulheres e dividias em classes de peso, de acordo com a sua massa corporal. Compõe-se de duas provas, na seguinte ordem: arranque e arremesso.

  • Arranque: consiste em levantar a barra do solo até acima da cabeça num movimento sem pausa, sem apoiá-la no corpo. A barra é colocada em frente as pernas do levantador, o qual deve realizar a pegada com as palmas das mãos para baixo e puxar em um movimento único da plataforma e erguer até a extensão completa de ambos os braços acima da cabeça, enquanto se agacha ou dobra as pernas. O atleta deve então levantar-se, manter o corpo imóvel e esperar o sinal de “abaixar” dos árbitros.
  • O arremesso é executado em duas partes: primeiro, a barra é colocada em frente ao levantador, o qual deve realizar a pegada com as palmas das mãos para baixo e elevar até a altura dos ombros, por cima do peito, enquanto se agacha ou dobra as pernas; a seguir, reergue-se e alinha. Na segunda parte, usando a força conjunta de braços e pernas, a barra é elevanda acima da cabeça, enquanto faz um movimento em forma de tesoura com as pernas; a seguir deve realinhar as pernas com braços estendidos. O atleta deve manter o corpo imóvel e esperar o sinal de “abaixar” dos árbitros.

Confira no vídeo abaixo o atleta medalha de ouro no Jogos Pan Americanos de Guadalajara 2011, Fernando Reis, executanto as provas de arranque e arremesso.

Os atletas têm três tentativas para levantar a maior carga possível em cada prova e o aumento do peso é feito após qualquer tentativa bem sucedida. O somatório dos maiores pesos levantados, em cada uma das duas provas, determina o total combinado, quem levantar mais peso vence.

No Levantamento de Peso as cargas utilizadas em competição são de tal magnitude que não é possível a execução de mais do que uma repetição (1 RM), o que representa a capacidade total de gerar força de um atleta. Analisando o esporte com cuidado, nota-se que nem sempre o atleta aparentemente mais forte é o vencedor. A qualidade técnica dos movimentos influencia muito no resultado e isto é traduzido, sob o ponto de vista fisiológico e biomecânico, no melhor posicionamento do corpo, para maximizar o recrutamento muscular.

Por estar a musculatura submetida ao seu esforço máximo, qualquer alteração tecidual é fatal durante o movimento. As lesões musculares são muito freqüentes nos atletas iniciantes, os quais não dominam a biomecânica do esporte. Já nos atletas mais experientes, as lesões mais comuns são as causadas por sobrecarga, como a condromalácea e tendinopatia patelar, lesões ligamentares em cotovelo e ombro e osteoartrose de joelhos. Os praticantes deste esporte ainda estão sujeitos as lesões traumáticas, causadas quando a carga em movimento não é suportada pelo atleta. Destas, podemos destacar: traumas em região cervical, luxação de cotovelo e ombro e as fraturas. A lesão de pequenos vasos sanguíneos no globo ocular pode ocorrer quando o atleta mantém por tempo prolongado a manobra de Valsava durante os movimentos de levantamento.

Praticamente todos os atletas terão ao menos um episódio de lombalgia durante sua carreira. Justamente por isto, e por todas as outras lesões citadas, um trabalho preventivo precoce é fundamental para estes praticantes. A presença do fisioterapeuta na equipe é indispensável! E este precisa conhecer muito bem a biomecânica do esporte e os mecanismos de cada lesão.

Ft. Fernando Cassiolato

Referências:
Confederação Brasileira de Levantamento de Peso
Gonçalves M. Motriz. 4(2);1999.
Portal do Ferro

Fotos: CBLPAgência/Reuters

Sobre o autor Fernando Cassiolato

Fernando Cassiolato escreveu 31 matérias nesse site.

Fisioterapeuta graduado pela USP, pós-graduado em Fisioterapia Esportiva pela CETE-UNIFESP e Acupuntura pelo IPES. Estuda Fisioterapia Esportiva Preventiva e atua na cidade de São José do Rio Preto.

Queremos seu comentário...