Lesão do Ligamento Colateral Medial – Valdivia

valdivia lesionadoNo último sábado (06), o chileno Valdivia sofreu uma lesão no ligamento Colateral Medial do joelho  Esquerdo durante partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

A lesão ocorreu no segundo tempo, quando o meia chileno esticou a perna Esquerda para dominar uma bola dentro da área e acabou dividindo com o zagueiro do São Paulo que chegava no “carrinho” de frente. No momento do lance o Valdivia teve um trauma e uma força em Valgo que fez com o que o jogador lesionasse o Ligamento Colateral Medial do Joelho.

ANATOMIA

O Ligamento Colateral Medial, também conhecido como Ligamento colateral Tibial, possui a sua Origem no epicôndilo femoral medial e se insere na borda tibial medial. Anteriormente ele fixa-se ao retináculo medial da patela e posteriormente ao ligamento poplíteo oblíquo e a cápsula póstero-medial. Ele está disposto em 3 camadas, sendo elas, superficial, intermediária e profunda. A principal função do ligamento é dar estabilidade ao joelho contra forças que provoquem o valgismo em extensão e principalmente em flexão.

anatomia do ligamento colateral medial

lesão do ligamento colateral medial

O mecanismo de lesão pode ser provocado por trauma direto, indireto ou combinado, sendo que o mais comum é o estresse em valgo com rotação interna do fêmur e da tíbia fixada ao solo, em torno de 30º de flexão ou mais.

O quadro clínico apresentado pelo paciente com a lesão pode variar de acordo com o grau de acometimento ligamentar, porém, na grande maioria dos casos, a dor é localizada e agravada e/ou reproduzida durante o teste de estresse em valgo que é feito com o joelho a 0º e a 30º de flexão.

A lesão pode ser classificada em 3 diferentes graus sendo que, a lesão grau I consiste em uma abertura medial de 0 e 5mm durante o teste de estressa em valgo, enquanto que a grau II uma abertura de medial entre 5 e 10mm e a grau III uma abertura entre 10 e 15mm durante o teste. Uma dica importante é sempre avaliar a integridade de outras estruturas juntamente com o ligamento colateral medial, como, ligamentos cruzados, meniscos, capsula articular e ligamento colateral lateral, pois, essas lesões costumam vir acompanhadas de lesões associadas.

TRATAMENTO

Dos principais ligamentos do joelho, o ligamento colateral medial é o que possui a maior chance de cicatrização, principalmente em lesões femorais, por esse motivo na grande maioria dos casos quando a lesão do ligamento colateral medial não vem acompanhada de lesões associadas o tratamento de escolha é o conservador. O tratamento cirúrgico fica reservado para lesões grau III (ruptura completa com abertura articular medial entre 10 e 15mm) que estejam ainda acompanhadas de outras lesões ligametares e/ou meniscais.

Por esse motivo o profissional da Fisioterapia se faz necessário e importante para o tratamento e retorno do atleta ao seu ambiente esportivo em alto nível e em boa forma física.

bandagem ligamento colateral medialDICA DO ESPECIALISTA

O uso de bandagens funcionais podem auxiliar na redução do quadro álgico e até mesmo no retorno mais precoce do paciente ao esporte, o importante é que as bandagens sejam utilizadas com critério e por profissionais especializados.

A equipe Spalla torce para que o atleta volte aos gramados o mais breve possível e em alto nível.

Ft. Igor Phillip

Sobre o autor Igor Phillip

Igor Phillip escreveu 10 matérias nesse site.

86 Replies to “Lesão do Ligamento Colateral Medial – Valdivia”

  1. tive uma lesão em novembro jogando bola mais so fui procura o ortopedista agora em janeiro ele não pediu nenhum exame nem nada so deu uma olhada e disse que foi uma lesão no ligamento medial e me indico 15 sessões de fisio. So que ainda dói muito pra andar as vezes incha ta ficando roxo sempre e normal isso um raio x não seria bom ?

    1. Olá Amanda, o raio x é um exame para verificar a condição do sistema ósseo e se não há uma suspeita de fratura, então não é tão necessário assim. Um bom exame clínico é suficiente para o diagnóstico da lesão do ligamento colateral medial, porém se persistir alguma dúvida pode se fazer um exame de Ultra Som. Se você não está segurado do diagnóstico que recebeu, tente procurar uma segunda opinião com outro médico.

  2. Oi isadora td bem?
    Então fiz uma ressonância magnética.. E duque eu tinha (editado pelo site para preservar o leitor)
    Acha que precisará de cirurgia?

    1. Olá Taian, os achados de seu exame devem ser confrontados com o exame clínico realizado pelo ortopedista. Somente ele é quem pode lhe indicar se há necessidade de cirurgia ou não. Pelo nossa experiência, se não ruptura completa e instabilidade no joelho, a abordagem inicial é a conservadora (fisioterapia).

      1. Obg.. É pq falta uma semana ainda daí fiquei curioso kkkk não consigo dobrar ele por completo só a metade e quando tinha machucado com o sangue quente consegui dobrar e já faz 2 semanas e meia

  3. Eu machuquei meu Joelho jogando bola fiz ultrassonografia do joelho direito
    DEU (…) .Bom vou começa a fazer fisioterapia e queria saber depois desse processo todo quanto tempo mas ou menos para voltar minhas atividades esportivas ?

    1. Olá Isadora, a reabilitação deve focar inicialmente em controlar o processo inflamatório e dor, se ainda apresentar. Posteriormente é necessário trabalhar a força da musculatura da coxa e os movimentos esportivos que você pratica. Cada paciente se recupera no seu tempo. Porém, baseado nos achados do seu exame,é provável que dentro 6 semanas você possa praticar suas atividades com segurança.

  4. E qual a importância de uma joelheira?
    Tenho uma tradicional aqui, devo usar?
    Se tiver alguma específica que possa melhorar, me indique..
    Muito obrigado.

    1. Olá Leonardo, esse modelo de joelheira tradicional apenas lhe fornece de compressão na articulação e sensação de segurança. São válidas caso você ainda não se sinta 100% seguro (sob o ponto de vista psicológico) no retorno ao esporte. É papel da fisioterapia trabalhar o equilíbrio da articulação (propriocepção) para que você não tenha necessidade de dispositivos auxiliares como isso. Novamente, converse com seu fisioterapeuta sobre estas suas dúvidas e sensações, pois como ele acompanha a sua evolução poderá indicar muito melhor o que você precisa.

  5. Continuando a pergunta..
    Já posso ir pra academia para fortalecer o joelho? Juntamente com a fisio, para ser um processo mais rápido..
    Pois estou correndo contra o tempo, tenho um campeonato importante em Fevereiro..

    1. Olá Leonardo, quanto a liberação para fortalecimento em academia sugerimos conversar com seu fisioterapeuta se já é o momento para isto, pois é ele quem tem a melhor noção do andamento da sua reabilitação. Pela nossa experiência, se não há sinais de inflamação, edema, dores, instabilidade e o arco de movimento está completo e livre, já encaminhamos para academia, com as devidas orientações que cada caso pede.

  6. Sofri uma lesão dia 11 de Outubro jogando futebol, senti um estalo e muita dor.
    No outro dia fui em um ortopedista e nos exames deu ruptura parcial de LCM.
    Fiquei 1 mês com gesso, e agora fiz 10 sessões de fisio, e tô encaminhado para mais 20.
    Para caminhar e alguns trotes estou me sentindo bem.
    Você acha que precisará cirurgia?
    Me indicaram Kinesio Tape..
    Será que ajuda e como é o processo para utilizar, desde já muito obrigado.

    1. Olá Leonardo, pela história que você descreve, o fato da ruptura ter sido parcial e vem apresentando boa evolução com a reabilitação na fisioterapia, é provável que não seja necessária intervenção cirúrgica. A bandagem com Kinesio Tape pode ser um recurso adjunto ao seu tratamento, porém ela não é imprescindível, sendo válida para determinadas situações. Ela pode ser usada para (1) alívio de dores caso ainda sinta, (2) facilitar a ativação de alguma musculatura que você ainda apresente falha e/ou (3) fornecer suporte ao ligamento que está em reparação. A aplicação da bandagem deve ser feita por um profissional qualificado para tal. O mais importante no seu caso é focar o trabalho na cicatrização do ligamento e restabelecer força e equilíbrio deste joelho.

  7. sofri uma pancada na perna afetou meu joelho fiz ressonância magnética conforme o laudo abaixo:
    gostaria de saber se e caso cirúrgico ou fazendo fisioterapia vai resolver me ajuda, estou usando uma joelheira resolva.

    Conclusão: Rotura parcial do ligamento cruzado anterior e completo do colateral medial.
    Contusões ósseas no fêmur e na tíbia.
    Pequeno derrame articular

    1. Olá Liesio, o exame aponta lesões de estruturas importantes para a estabilização do joelho, porém é preciso correlacionar isso com uma exame clínico. A joelheira pode lhe dar um conforto e segurança, porém não resolverá o problema. A decisão pelo caminho de tratamento você deve tomar junto com seu médico e isso vai depender desse exame clínico, seu nível de atividade física e o que pretende no futuro. Converse com seu médico!

  8. Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida!
    Eu tive uma lesão de LCM, sou atleta de futebol.
    Estou 2 meses parado, fiquei 3 semanas com joelho imobilizado, fiz 1 mês de fisio, e voltei a uma semana aos gramados.
    Pra correr está tudo bem, pra bater a bola com a parte interna do pé bem na chapa também está tudo bem, mas eu sinto uma instabilidade e um desconforto na hr de mudar de direção e bater a bola com a parte interna do pé só que um pouco mais pro bico.
    É normal? Ou devo ficar mais tempo sem praticar o esporte?

    1. Olá Kauan, se sua lesão de LCM foi isolada (apenas esse ligamento comprometido) e você ficou todo esse tempo parado e ainda mais com imobilização, é esperado certo grau de desconfiança ao retorno com apenas um mês de fisioterapia. Talvez seja preciso você dispender um pouco mais tem tempo com trabalho proprioceptivo e reforço de musculatura de coxa. A confiança no membro e na articulação retomam com o tempo, mas você precisa treinar isso na fisioterapia.

  9. Olá! Tive um rompimento parcial do LCM jogando futebol, e não consegui repousar durante as primeiras semana devido ao meu trabalho. Consequentemente iniciei o tratamento fisioterápico apenas um mês após a lesão, em meu período de férias. Atualmente já realizei 10 sessões de fisioterapia e consigo andar sem muletas e sem dor, porém meu joelho continua um pouco inchado e não consigo realizar a flexão completa do joelho para trás. Isto é normal, ou o inchaço já deveria ter desaparecido por completo ?

    Obrigado.

    1. Olá Jean, o fato de você não ter iniciado o tratamento prontamente pode retardar a reabilitação. Se houve uma lesão de LCM isolada, sem nenhum componente meniscal associado, é possível que esta sua queixa de edema seja resolvida com o tempo e a evolução do tratamento. Em alguns pacientes a drenagem do edema é mais lenta e isso prejudica sim a flexão do joelho. Converse com seu fisioterapeuta e peça orientações para abordar a questão do edema nos períodos em que você não está na fisioterapia. Costumamos indicar aos nossos pacientes manter compressas de gelo com elevação e compressão do joelho e também enfaixamentos compressivos intermitentes.

  10. Tive uma lesão em uma dividia em uma partida de futebol em meados de janeiro, e foi feito a ressonância magnética. Segue o Laudo do Exame Abaixo, minha dúvida é, terei que operar? Estou fazendo fisioterapia, estou tendo uma boa evolução ao meu ver, já dobro bem o joelho, ando sem sentir dores,
    Fiz 10 sessões de fisioterapia, subo e desço escadas sem dor, coisas que sentia quando lesionei. mas é caso de operação?

    (Retiramos os dados de seu exame da visualização pública)

    Ficarei imensamente grato se puder esclarecer está minha dúvida.
    Desde já obrigado pela atenção.

    1. Olá Jefferson, o laudo do seu exame mostra lesões extensas de estruturas do joelho, mas se você já está sem dor na maioria das suas atividades do dia a dia tendo feito apenas 10 sessões de fisioterapia, há possibilidade de cirurgia não ser necessária no seu caso. Continue fazendo a fisioterapia e sendo acompanhado pelo seu médico, pois ele que poderá dizer se o seu caso é cirúrgico ou não. Pela seu relato o tratamento conservador está evoluindo bem e se você voltar a realizar suas atividades diárias e esportivas sem dor, pode-se confirmar que a cirurgia não era necessária. Lembre-se que será muito importante manter sempre um bom reforço muscular para evitar agravamento da lesão do menisco e manter a estabilidade do joelho.

      1. Muito obrigado pelos esclarecimento quanto ao exame, irei dar sequencia na fisioterapia e no fortalecimento muscular.

        Mesmo não sentindo dores para caminhar, subir e descer escadas, vou dar sequencia no fortalecimento e me cuidar mais para voltar às atividades esportivas.

        Grato pelo esclarecimento, sempre bom ter mais que uma opinião além do médico que vinha me acompanhando, e ambos tiveram um ponto de vista em que no meu caso a fisioterapia como tratamento conservador está tendo efeito muito positivo.

        Novamente agradeço aos respectivos da Equipe Spalla Fisioterapia.

  11. Cair de moto e to com o joelho com muita dor
    Obs : conclusão
    1- evidências de ruptura parcial intra-substancial no ligamento cruzado anterior .
    2- sinais de estiramento na porção do ligamento colateral lateral .
    3- áreas de contusão óssea nos côndilos femorais e platô tibial
    4- derrame articular de moderado volume com plica sinovial medial
    5- pequena cisto de Baker

    1. Há lesões importante e que precisam ser avaliadas clinicamente por um ortopedista, de modo que a melhor conduta de tratamento no seu caso possa ser tomada. Procure manter o membro em repouso, elevado e se tolera faça compressas de gelo de 20 minutos a cada 3 horas.

    2. Boa noite.
      machuquei o joelho direito no dia 13/02 e fiquei só no gelo, fui pra consulta no dia 26/02, no ultrassom deu provável lesão do LCM, o médico especialista em joelho fez o exame clínico e constatou lesão parcial do LCM isolada, ele disse que não precisava operar pois esse ligamento cicatriza e fica estável 100%, ele logo me mandou fazer fisioterapia e voltar pra ele 20 dias depois, eu ja ia marcar a Fisio mas nesse mesmo dia tiver a chance de conversar com outro especialista em joelho e ele me aconcelhou primeiro estabilizar o joelho com uma joelhera articulada (Órtese) por 3 semanas pro joelho não ficar instável pois se ficar precisaria operar.
      Bem, fiz o que o segundo médico mandou e comprei a joelhera e estou com ela agora.
      A minha dúvida é essa: o certo seria fazer logo a Fisioterapia ou a joelheira primeiro? Levando em conta que procurei o médico 13 dias depois da lesão.
      Tem que operar mesmo ou não?
      Esstou muito confuso quero muito voltar a jogar bola e tenho muito medo de precisar operar .
      Desde já agradeço
      David.

      1. Olá David, para nós é muito difícil emitir uma opinião precisa sobre o seu caso pois não podemos conduzir uma avaliação física precisa. Porém, pensando sobre as informações que você nos coloca diríamos que as duas opiniões são corretas e você precisa compreender a forma de raciocínio de cada médico. O primeiro que lhe orientou fisioterapia provavelmente deve ter uma proximidade maior com esses profissionais e confia no bom trabalho que eles podem desempenhar. A única contraindicação para atividade no seu caso de lesão parcial de LCM é realizar movimentos que estirem ainda mais o ligamento (movimentos em valgo do joelho, como por exemplo chutar uma bola com a face interna do pé) e o fisioterapeuta precisa ter isso em mente na hora de empregar os exercícios. O segundo, já foi mais conservador, cauteloso. Isso pode ser por desconfiança no trabalho da fisioterapia ou que ele prefere esperar a cicatrização ocorrer para lhe encaminhar ao trabalho físico. As duas condutas estão corretas! Porém, em nossa experiência, inciamos a reabilitação de lesões parciais de LCM no dias seguinte após o evento, sempre tomando muito cuidado com as técnicas empregadas. Quanto maior o tempo de imobilidade, mais fraca a musculatura se torna e isso precisará ser corrigido posteriormente. Siga as orientações de seu médico e não altere a conduta sem o consentimento dele. É muito provável que com a devida reabilitação você volte a jogar sem necessidade de cirurgia, mas paciência, pois vai legar algum tempo para você bater na bola sem incômodo algum. Boa recuperação!

  12. Machuquei o joelho esta semana em uma disputa de bola, acabei sentindo a parte interna do joelho, não inchou mais sinto quando faço algum movimento com a parte interna e um falsete consigo andar mais fico inseguro, fiz um raio-X, mas não constou nada, vou fazer uma ressonância para ver se é algo de grave.
    Gostaria de saber qual a gravidade da minha lesão

    1. Olá Cheynne, não conseguimos e nem podemos lhe dizer sobre a gravidade de sua lesão sem uma avaliação física criteriosa e talvez algum exame subsidiário (que deve ser solicitado após a avaliação física para elucidar qualquer dúvida). Se o exame de RX não apresentou alterações então podemos descartar qualquer tipo de fratura ou avulsão de inserção ligamentar. O próximo passo talvez seja um exame de Ultra Som ou ressonância para avaliar a integridade das estruturas moles (ligamentos, tendões, músculos e meniscos). Segundo o mecanismo de lesão que você descreve é possível que tenha sofrido algum grau de estiramento no ligamento colateral medial. Enquanto o seu diagnóstico não é definido pelo seu médico, você pode iniciar o uso de compressas de gelo local diárias por 20 minutos e dar um tempo nas atividades físicas.

  13. Primeiramente, parabéns pelo site!

    Sofri rotura subttal do ligamento cruzado posterior e rotura completa do segmento proximal do ligamento colateral media, associado a important edema pos traumático em alrtes moles adjacentes.
    É o laudo.

    Fui em dois medicos eselcialistas em joelhos e ambos discartaram a necessidade de cirurgia, mesmo apos a resonancia e aos exames cilnicos me encaminhando a fisioterapia.

    A lesao ocorreu em 05/11/2015 e ate hoje (25/11/2015) ainda estou cmo brace imobilizador e fazend 3 horas diarias de fisio (gelo, tens, calor, ultasom).

    Enfim, gstaria de saber se estou no caminho certo e se nao estou demorando muito com o uso d brace, afinal desde a lesao, comsigo ficar de pe, nao sinto falhas no joelho e sinto que minha perna esta ficando dura, justamente por estar tanto tempo com ela reta.

    Por fim, quanto tempo de recuperacao aproximada ate voltar as atividades esportivas de alto nivel e impacto, que é meu caso?

    Grato e mais uma vez parabens oelo site.

    1. André desculpe pela demora em responder. Tivemos alguns problemas no site no fim do ano e ficamos sem acesso as perguntas. Imagino que você já tenha retornado as atividades esportivas e que já esteja bem da lesão que sofreu.

      Se quiser tirar outras dúvidas conosco por favor não hesite. Estamos à disposição novamente para te ajudar.

      Desculpe mais uma vez.

      Att,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  14. eu estava jogando bola quando torse . meu joelho direito nesta partida de futebol a situação foi possibilidade de roptura parcial do joelho direito ja faz 4 meses que não jogo bola . estou fazendo academia para fortalece a músculatura do joelho estou fazendo certo foi o ortorpedista que me passou

    1. Olá João Paulo,

      Sim é muito importante que você faça um trabalho de fortalecimento para os músculos do joelho e quadril. Mas é importante também que você inicie um trabalho de propriocepção e retorno ao esporte, com exercícios de corrida, mudança de direção, equilibrio, etc. Mas faça sempre com orientação, por isso fale com o médico para ele indicar um profissional que possa te orientar com esses exercícios.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  15. Boa noite Igor! Eu estou morando em Sydney a seis meses. A exatamente 10 dias, eu estava surfando quando a prancha bateu na parte de dentro do meu joelho esquerdo. Na hora pude ouvir um estalo. Fui ao médico e ele fez um teste em meu joelho, torcendo de dentro para fora. Através desse teste e pelo inchaço, ele diagnosticou que havia rompido parcialmente meu LCM. Nao fiz nenhum exame de imagem. Você concorda com o diagnóstico?
    Tratamento que ele me passou foi utilização de uma faixa no joelho, gelo, pomada e repouso por duas semanas. Como trabalho na produção de uma empresa aonde muitos vezes tenho sobrecarga em minhas pernas, gostaria de saber se você teria como me passar umas dicas de o que fazer para fortalecer meu joelho, pois na semana que vem terei que voltar ao trabalho. E quanto ao tratamento você já acha que está ok?

    Muito obrigado pela sua atenção e parabéns pela reportagem.

    Desde já lhe agradeço,

    Tiago

    1. Olá Tiago,

      Desculpe pela demora em responder.
      Com os testes realizados e o histórico da lesão dá para supôr sim que você sofreu uma lesão no LCM. Nesses casos o indicado é realizar gelo e imobilizar o joelho por uma a duas semanas. Porém é importante um fortalecimento da musculatura de coxa após a lesão. O ideal seria que você fizesse um reforço muscular na academia sempre respeitando a dor no joelho (se ela existir) e evitar angulações extremas da articulação. É importante também que você tome cuidado com movimentos bruscos de mudanças de direção e estresse em varo e valgo do joelho.
      Se tiver dúvidas entre em contato.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  16. Bom dia

    No dia 28 de fevereiro de 2015, numa partida de futebol ao chutar a bola fui calçado pelo adversário, causando uma forte dor no joelho esquerdo, fiz uma ressonância e deu rotura parcial do ligamento cruzando medial, o ortopedista diz que em três semanas ficaria melhor, no entanto não melhorou ainda não tenho dor nenhuma mas se chutar uma bola devagar dói, assim gostaria de saber se usar a fita Kinesio Taping, pode ajudar no tratamento da cicatrização, pois parei de jogar futebol, porém continuo fazendo academia de condicionamento físico.

    1. Olá Marcio,

      O uso da Kinesio Taping é bastante contraditório. Alguns dizem que melhora, outros não. Na nossa opinião não é a kinesio que te ajudará na cicatrização da lesão, ela te ajudará a retornar às suas atividades esportivas, pois ela poderá te trazer um alívio na dor quando você realizar o movimento de chute. Mas a kinesio não deve ser usada sozinha. Você deve fazer um tratamento de fisioterapia e a aplicação da kinesio pode ser parte desse tratamento.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  17. Boa noite Igor.
    Em dezembro torci o joelho esquerdo forte no exame deu no ligamento colateral medial estiramento crônico. Ja fiz fisioterapia tomei antiflamatorios mas continuo com um pouco de dor esta lesão é grave qual o tempo de recuperação .

    1. Olá Ademir,

      Esse tipo de lesão não é tão grave e sua cicatrização ocorre sem a necessidade de uma cirurgia. A fisioterapia é uma ótima aliada para a recuperação e melhora da dor.
      Se você ainda sente dores no joelho seria melhor procurar um ortopedista e se for o caso continuar com a fisioterapia.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  18. Boa tarde!

    No dia 02/10 acabei sofrendo um acidente de moto, onde um carro acabou me atingindo (perna direita), não quebrei nada, mas desde entao venho sofrendo com fortes dores e inchaço na regiao do joelho direito, acordo todo dia na madrugada incomodada com essas dores. No dia 16 procurei um ortopedista, onde o mesmo solicitou exame de ressonância. Fiz esse exame, falta levar novamente para que o medico veja, mas isso será possível só no dia 31, já que ele viajou. Nesse exame deu a seguinte conclusão:
    1 – FOCO DE EDEMA/CONTUSAO OSSEA NO CÔNDILO FEMORAL LATERAL.
    2 – ANAMOLIA DE SINAL INTRASSUBSTANCIAL E EM PARTES MOLES ADJACENTES AO LIGAMENTO COLATERAL MEDIAL E RETINACULO PATELAR MEDIAL COMPATIVEL COM LESAO GRAU II

    Poderia me auxiliar sobre o tratamento?

    Saudações

    Gilmara

    1. Olá Gilmara,

      Pelas lesões que aparecem no laudo da sua ressonância, o tratamento a ser seguido seria medicamentoso e fisioterápico. Como já tem um tempo que ocorreu a lesão, não sei se será o caso do ortopedista imobilizar seu joelho para ajudar na cicatrização do ligamento, mas seria indicado fazer fisioterapia.

      Saudações,

      Spalla Fisioterapia

  19. Estou aqui no Haiti, e num momento de lazer fui praticar futebol e ao tentar chutar a bola com a perna esquerda (sou destro),acabei fazendo um movimento que lesionou meu ligamento colateral medial (acredito que grau I). Isso foi ontem pela manhã (23/09). No entanto, no sábado, (27/09) estou indo para os EUA encontrar minha família e seguir para Cancun para aproveitar meus 10 dias de dispensa do trabalho. Gostaria de saber se esse intervalo de tempo é o suficiente para, ao menos, poder abandonar as muletas??? Estou seguindo rigorosamente as prescrições médicas, repouso absoluto, crioterapia, imobilização e elevação da perna afetada e medicação.

    1. Olá Wandelson,

      O ideal seria seguir as recomendações dadas pelo médico, mas se você estiver sem dor e se sentindo seguro sem as muletas tente tirá-las. Se for possível, quando for sair para um passeio mais longo use as muletas e coloque gelo ao voltar. Evite ficar andando na areia fofa, pois isso poderá trazer dor e inchaço e retardar a recuperação.

      Saudações,

      Spalla Fisioterapia

  20. Olá!
    há duas semanas sofri uma lesão no joelho, rompendo parcialmente o ligamento colateral lateral e o medial.
    estou com a perna imobilizada (gesso).
    Gostaria de saber sobre a cicatrização do LCL, que parece ser bem mais complicada que a do LCM e requer cirurgia.. é isso mesmo? tem que operar? ou apenas o tratamnto nõ cirurgico é suficiente para recuperar?

    A lesão deixou meu joelho bastante instável, mas com pouco inchaxo e sem derrame articular.

    obrigada pela atenção
    abraços
    Gabrielle

    1. Olá Gabrielle,

      Realmente a cicatrização do Colateral Lateral é mais complicada que o Colateral Medial, mas é preciso saber se sua lesão foi total ou parcial desse ligamento. A imobilização e fisioterapia podem ser suficientes para uma boa recuperação e retorno das atividades diárias.

      Saudações,

      Spalla Fisioterapia

  21. Tive uma lesão no joelho a mais ou menos três semanas atrás. Fiz exame (ultrassonografia)e ficou constatado um rompimento parcial do ligamento colateral. Estou me recuperando com medicamentos e compressa de gelo sobre o joelho. A recuperação está sendo lenta mas estou conseguindo me movimentar sem usar moletas. Porém ainda sinto algumas dores na região lateraldo joelho. Quando me sento e movimento meu joelho arrastando o calcanhar sinto um estralo na região do ligamento. Isso é normal? Devo fazer um outro exama pra verificar se está tudo bem? Qual o tempo de recuperação?

    1. Olá Felipe,

      O estralo pode ocorrer por outros motivos que não o da lesão no colateral. Se esse estralo ocorre causando dor, então seria interessante você procurar o médico e passar por uma nova avaliação. Nesse caso, talvez ele indique a realização de um novo exame. Seria interessante também fazer algumas sessões de fisioterapia para uma melhor recuperação dessa lesão. Quando a lesão não é de grau acentuado, a recuperação pode demorar de 4 a 6 semanas.

      Saudações,

      Spalla Fisioterapia

  22. Sofri uma forte pancada no lado interno do joelho, fui ao médico e ele me indicou uma ultrassom do joelho. Fiz o exame e o resultado foi o seguinte: “derrame articular suprapatelar de moderado volume e lesão de médio grau do ligamento colateral medial.” Qual o tratamento indicado com esse diagnóstico. Obrigado.

    1. Boa tarde Waldeir,

      Esse derrame articular se deve pela pancada. O seu corpo vai absorver esse derrame com o tempo. Em relação a lesão do ligamento colateral medial, ela passará por um processo de cicatrização pelo qual seu corpo será responsável. Nesse caso você pode realizar um tratamento medicamentoso (indicado pelo seu médico) para um possível processo inflamatório e para melhorar os sintomas de dor e se estiver com alguma limitação para movimentar o joelho, caminhar, realizar suas atividades diárias, então seria interessante realizar algumas sessões de fisioterapia.

      Saudações,

      Spalla Fisioterapia

  23. Ola pessoal, sou atleta de judo e no dia 20 de julho tive m acidente em um campeonato, sentir muita dor no joelho direito, na parte interna, fui ao medico e logo ele me mandou pro MRI ( ressonacia) e o resultado foi esse ai em baixo.

    existe um grau de torcedura de 2 a parte proximal do ligamento colateral, com edema acentuado circundante. derrame articular leve. há edema da medula óssea do côndilo femoral lateral, mas nenhuma fratura definitiva pode ser visto. uma ilha óssea do planalto tibial lateral é anotado. o ACL, PCL e ligamento colateral lateral estão intactos. o poplíteo está intacta. medial e menisco lateral são normais na aparência. quadríceps e tendões patelares são normais. Grau 2 da entorse.

    Ja tenho um mes e estou fazendo fisioterapia e agora introduzir a natacao nos meus exercicios.
    Gostaria de saber por quanto tempo ainda vou sentir dor quando estirar o joelho?

    1. Boa tarde Moli,

      Alguns dos achados na sua ressonância provavelmente não são motivos da sua dor ao esticar o joelho. Aparentemente você tem um desgaste ósseos na sua articulação. Esse desgaste provavelmente é devido a sobrecarga imposta aos joelhos devido ao esporte. O que deve estar causando sua dor é edema e o derrame articular devido ao entorse sofrido. Continue com a fisioterapia, pois seu corpo e a fisioterapia iram ajudar nesse processo de cicatrização e nesse processo inflamatório.

      Saudações,

      Spalla Fisioterapia.

  24. Bom dia! Tomei uma pancada na lateral externa do joelho jogando futebol. Na hora ouvi um pequeno estalo e senti um pouco de dor. Levantei sozinho e senti uma pequena perda de estabilidade ao andar. Tirei um raio-x e está normal. Não há edema ou vermelhidão mas a instabilidade continua. Qual o tempo e o tratamento para eu voltar ao futebol? Grato desde já.

    1. Olá Wagner, a radiografia demonstra apenas a integridade das estruturas ósseas e, no seu caso em que há queixa de instabilidade e suspeita de lesão ligamentar, o exame ideal seria um Ultra-som. Converse com o seu médico e veja se há necessidade para tal. O tempo de tratamento vai depender da extensão da lesão e das estruturas acometidas. Porém, já que você não se queixa de edema ou equimose, pode ser uma caso de estiramento ligamentar, de bom prognóstico e tempo de tratamento médio na fisioterapia de 4 a 6 semanas para retorno ao esporte, com contato.

  25. Há 12 dias sofri uma lesão no joelho, desde então a minha perna está imobilizada, estou tomando nimesulida para ajudar a conter a inflamação no local. Mesmo com a perna imobilizada e o uso do medicamento o local do trauma continua muito inflamado. Segundo o ortopedista terei que fazer uma cirurgia no joelho. Segue abaixo o resumo do conteúdo do laudo da ressonância realizada dois dias após o trauma:

    *Rotura extensa/complexa do retináculo medial da patela e do ligamento patelofemoral medial, com liquido associado e sinais de rotura parcial da cápsula-articular na região parapatelar medial.
    *Rotura parcial das fibras anteriores do ligamento colateral medial, com liquido e edema de permeio.
    *Ligamentos cruzados e colateral integreos

    Tendo como base as informações acima a cirurgia é realmente indicada?
    A lesão foi no dia 05/07 e hoje 15/07 o local ainda está inflamado e doendo muito, sendo que não consigo mais dobrar a perna.

    Desde Já Grato!

    1. Olá Givanildo,

      A cirurgia pode ser sim indicada no seu caso para a reconstrução do ligamento patelofemoral medial, pois sem ela você pode vir a sofrer novas lesões, como por exemplo, luxações recorrentes da patela. Mas existem casos como o seu em que o médico tenta inicialmente um tratamento conservador, ou seja, uso de brace, medicamentos e fisioterapia.
      Se você não está muito confiante procure uma segunda opinião médica para ter certeza que o seu caso é cirúrgico.

      Saudações,

      Spalla Fisioterapia.

  26. Tive uma lesão ligamento colateral medial no joelho direito , não só tive como estou ainda lesionado , mais de todos os casos ainda não vi algo parecido com o meu , além da lesao estou com o cisto de baker a famosa aqua no joelho , procurei um ortopedista , mais sem sucesso , e não posso imobilizar a perna , sou autônomo , o que faço , como tratar dessa forma , e quanto tempo vai demorar pra eu jogar aquele futebol de final de semana ?

    Preciso urgente de uma ajuda , grato …

    1. Olá Everton,

      A lesão de colateral medial normalmente demora de 6 a 8 semanas para cicatrizar, por isso o futebol deve esperar e respeitar esse tempo. Mesmo você não podendo imobilizar com uma tala, você pode comprar um brace articulado para usar durante sua jornada de trabalho, assim você protege um pouco mais o seu joelho e consegue fazer suas atividades do dia a dia. Seria interessante você fazer algumas sessões de fisioterapia também para te ajudar no controle da dor, edema e no retorno ao esporte.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

  27. Olá pessoal, torci meu joelho, fui no médico e ele diagnosticou como lesão colateral medial, me indicou fazer gelo, muleta e tala, fazem duas semanas já, meu joelho continua inchado e conforme o movimento ainda sinto dores, quanto tempo leva a recuperação, e em quanto tempo posso voltar a jogar futebol ?

    Muito Obrigado

    1. Olá Luiz Cesar,

      Desculpe a demora em responder sua pergunta. Normalmente uma lesão de ligamento colateral medial demora aproximadamente 6 semanas para cicatrizar. Seria interessante você fazer algumas sessões de fisioterapia para ajudar na diminuição da dor e do edema e para um melhor retorno ao esporte.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  28. Olá amigos, recentemente (dia 25/04) tive uma torção meio violenta do joelho esquerdo, deu o tal de valgo, acho que é isso, ouvi um belo estralo e aquela dor que nos faz ver galaxias inteiras…
    Hoje (07/05) fiz um ultrassom pelo sus, a técnica que fez o exame me deu um laudo assim:

    Grande distensão líquida com conteúdo hemático associado à espessamento sinovial na bursa suprapatelar estendendo-se para os recessos laterais, com moderado cisto de Baker associado, medindo 4,0cm.
    Ruptura completa do ligamento colateral medial em suas fibras proximais.
    Tendões do quadriceps, bíceps femoral e da pata de ganso sem evidencias de anormalidades.

    Acho que é caso de cirurgia né?! É complicado a recuperação? Há possibilidade de voltar a esportes de impacto, no meu caso skate?

    Um abraço,

    Leandro Montenegro

    1. Olá Leandro,

      A lesão do ligamento colateral medial do joelho pode ser incompleta (ruptura parcial de fibras) ou completa, como foi o caso da sua lesão. Independente do grau da lesão, o tratamento é conservador. Nada de cirurgia. No caso de uma lesão completa desse ligamento é necessário que você use um brace, tala ou tutor para imobilizar a região do joelho e permitir sua cicatrização. Normalmente essa cicatrização demora 6 semanas, mas durante esse período é importante que você faça fisioterapia para ajudar no controle da dor e do inchaço, para recuperar o trofismo da musculatura da coxa e perna, para ajudar na recuperação dos movimentos do joelho e para ajudar no retorno ao esporte. A recuperação não é complicada, mas para você que pratica o skate e exige bastante os movimentos em valgo do joelho, é muito importante um acompanhamento com a fisioterapia.

      Boa sorte.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

  29. Oi pessoal, gostaria de tirar minhas duvidas fiz cirurgia no joelho após pancada forte, tinha muito sngue tive que drenar e e ligamento medial estava parcialmente rompido,pois bem agora já fiz 15 sessões de fisi e o joelho volta a travar me ajudem por favor…..

    1. Olá Valnice, obrigado pelo comentário.
      Precisamos saber um pouco mais sobre essa sua cirurgia. Você realizou alguma reconstrução ligamentar, menissectomia?
      Quanto ao ligamento colateral medial: ele cicatriza quando tratado da maneira correta, porém é extremamente importante na fase inicial manter o joelho imobilizado (indicamos a utilização de um Brace) para facilitar o processo de cicatrização. Conte-nos um pouco mais sobre a sua lesão e cirurgia.

      Atenciosamente,
      Equipe Spalla Fisioterapia

  30. Bom dia, meu filho sofreu trauma em joelho durante partida de futebol há 4 anos atrás, teve desvio da rótula inclusive. Fez tratamento conservador e fisioterapia, na época pós trauma. Depois teve mais dois episódios de desvio da rotula após esforço (caminhada). A ressonância atual deu: Edema de medula óssea de provável aspecto contusional nas porções anteriores dos condilos femorais. Lesão parcial intrassubstancial do ligamento colateral medial, patela discretamente lateralizada, pequeno derrame articular, edema no aspecto súperolateral da gordura de Hoffa, rotula parcial do cisto de baker.
    Gostaria de saber sua opinião profissional: neste caso ainda é possível o tratamento conservador, mesmo tendo luxação de repetição???
    Obrigado pela atenção.

    1. Olá Ligia,

      Quando o paciente começa a ter muitos episódios de luxação sem grandes esforços, o tratamento cirúrgico pode ser indicado. Se o seu filho estiver com dor e com receio de realizar certas atividades do cotidiano e de voltar a jogar futebol é indicado que vocês procurem um médico ortopedista para pensar na possibilidade de cirurgia, mesmo ele não apresentando na ressonância uma ruptura completa do ligamento patelofemoral. Mas se ele só teve mais esses dois episódios de luxação no período de quatro anos e quiser tentar o tratamento com fisioterapia novamente também é interessante. Se então o tratamento com fisioterapia falhar e ele ainda assim apresentar novos episódios de luxação, então a cirurgia é indicada.
      Conversem com um médico e tentem uma boa fisioterapia. Pode ser que a cirurgia possa ser evitada.

      Saudações,

      Spalla Fisioterapia

  31. Queria saber quanto tempo leva a recuperação total do ligamento Colatera Medial, do primeiro ao terceiro grau. Obrigado

    1. Olá Rafael,

      Normalmente o tempo de cicatrização desse ligamento ao sofrer ruptura parcial é de 6 a 8 semanas. Se houver uma ruptura completa do ligamento, então o tratamento deve ser cirúrgico.

      Saudações,

      Spalla Fisioterapia

  32. Lesao no dia 20/10/2013.
    Apos luxacao patelar jogando futebol, Fiz uma ressonancia magnetica que deu:
    -sinas de estiramento com pequena lesao parcial intrasubstancial no retinaculo patelar medial com edema de permeio.
    -tendinopatia quadriciptal justa-insercional leve.
    -minimo derrame articular.
    -edema no aspecto supero medial da gordura de hoffa.

    Fiquei de gesso por 11 dias e minha perna atrofiou e nao consigo flexionar a perna, estou na fisioterapia mas ainda nao consigo flexionar a perna e eutou sentindo um incomodo sob a patela.

    É normal?qual o tratamento correto e tempo aproximado para recuperacao?

    1. Olá Eduardo,

      Se você sofreu esse único episódio de luxação patelar e não sofreu ruptura completa do ligameto patelofemoral, o tratamento é conservador. Voc~e perdeu trofismo da musculatura por causa da imobilização com gesso, dor e edema presentes. Todos esses fatores inibem sua musculatura e é importante que você faça inicialmente na fisioterapia um tratamento para recrutar novamente essa musculatura. Além de fazer aparelhos para melhora da sua dor e para uma melhor cicatrização do tecido, você deve fazer um aparelho de eletroestimulação para ajudar no recrutamento da sua musculatura e no ganho do trofismo muscular. O tratamento para esse tipo de lesão varia um pouco de paciente para paciente, mas temos que respeitar o tempo de cicatrização do tecido que é de 2 meses. Uma vez cicatrizado você poderá evoluir nos exercícios passados na fisioterapia, poderá retornar gradativamente para a academia e finalmente para o seu futebol.
      Ah! é normal que você esteja com dificuldades em fletir o joelho, mas peça para seu fisioterapeuta te orientar com alguns exercícios que você possa fazer em casa para ajudar nesse processo de fletir o joelho.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  33. Tive uma lesao grau 2 qual o protocolo de terapia para este tipo de lesao e o tempo de recuperação ? Pode se fazer mais seções de fisioterapia diária natação com pé de pato seria uma boa ?

    1. Olá Humberto,

      Normalmente respeitamos o tempo de cicatrização do tecido que é de 6 a 8 semanas. Durante esse período realizamos fisioterapia para dor e para reativação muscular. Uma vez o tecido cicatrizado e o paciente sem dor começamos a evoluir com os exercícios, treinos sensório motor e gesto esportivo. É importante que você esteja sem dor, sem presença de abertura medial do joelho, sem edema e com força muscular adequada para que a fisioterapia possa evoluir e te liberar para a atividade física.
      A natação pode ser realizada inicialmente sem o pé de pato, para que você observe se há presença de dor ou piora dos seus sintomas. Se for tudo bem sem o pé de pato você pode tentar nadar com o pé de pato e observar como fica durante e depois da natação. Só evite nadar o nado peito, pois o movimento das pernas no nado peito não favorece a cicatrização do seu ligamento.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

  34. sofrir um acidente de moto a proximadamente 25 dias, estava bastante inchado com a batida, fui a médico pediu um raio X graças a deus não houve fraturas, mais receitou ibuprofeo 600mg e provideciou uma tala para fixar atrás. Aos poucos foi desinchando. Quando retornei ao médico havia uma lesão os ligamentos o joelho esquerdo, um pequeno cisto e uma tedinite cálcarea do tendão quadriceps femural. Gostaria de perguntar quais lesões de graus, de I a III

    Obrigado!

  35. ola, tive rompimento parcial do ligamento lateral medial, a 50 dias, o médico me disse para eu usar uma joelheira ortopédica que resolvi, mais ainda cinto dor, e quanto tempo sera que dá para eu voltar a jogar bola, obrigado.

    1. Olá Edson,

      Desculpe-nos a demora em responder. O ligamento colateral medial tem a capacidade de cicatrizar sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica, por isso o médico indicou o uso da joelheira, porém seria importante você fazer algumas sessões de fisioterapia para a melhora da sua dor e para a recuperação da musculatura da coxa e da perna. A dor e edema normalmente inibem a musculatura próxima à lesão e o fato de você ficar imobilizado também, por isso a importância de reeducar sua musculatura.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  36. olá, gostaria de saber o seguinte. Sofri um acidente em novembro do ano passado, estava fazendo o tratamento c o medico e ele me pediu repouso absoluto sem colocar o pé no chão. Estava tomando uma serie de medicamentos e injeção. Retirei quase 300ml de água no joelho e fiz uma ressonância q deu seguinte:
    sinais de moderado derrame articular
    Estiramento/lesão parcial dos ligamentos cruzado anterior e colateral medial
    Edema/contusão óssea fémur-tibial
    Sinais de condropatia patelar
    Sinais de edema de planos músculo-gordurosos periarticulares
    Fazendo o tratamento eu engravidei e tive q parar c tudo. Só estou podendo tomar paracetamol, ou seja n adianta d nada sinto cada dia mais dores. Estou hoje grávida de seis meses e vou ter q operar só depois da amamentação, minha perna já atrofiou. Quero saber se tem alguma possibilidade de voltar ao normal depois da cirurgia, e quanto tempo demora p recuperar.
    Obigada

    1. Olá Dayane! Existe total possibilidades de você voltar ao normal sim.
      O tempo médio de reabilitação Pós cirurgia para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior é de 6 meses. Mas, com um mês o paciente ja deve estar caminhando normalmente e assim progredindo na reabilitação.
      Dayane, questione ao seu médico qual procedimento cirúrgico será realizado no seu joelho para que possamos fornecer maiores informações.

    1. Olá Rose, quem vai optar pela imobilização ou não do membro lesionado é o seu médico e isso vai depender da experiência dele e o grau do estiramento. Se for necessário uma imobilização, sugerimos que ao invés do gesso seja usado um Brace ou Extensor de membro inferior. Por ser de pano e com hastes metálicas ele é muito mais leve, pode ser retirado na hora do banho, para fazer aplicações de gelo e sessões de fisioterapia, cumprindo o papel me manter o joelho estável muito bem.

  37. Bom dia,

    Tive uma lesão no LCM grau 3, gostaria de saber se nesse caso se faz necessario a cirurgia, ja fazem 35dias ainda sinto dor e instabilidade e qual o tempo geralmente de recuperação nesses caso de grau 3?

    Obrigado

    1. Olá Pedro, apesar de sua lesão ser de Grau 3 é preciso avaliar muito bem o caso e correlacionar o achado de imagem com a avaliação clínica. É importante o uso de um Brace que estabilize o joelho e o restrinja de movimentos laterais para possibilitar a cicatrização local. Se você já estiver sendo acompanhado na fisioterapia e após 8 semanas de tratamento ainda persistir dor, edema e instabilidade articular, pode ser que seu caso seja de abordagem cirúrgica. Converse sempre com seu médico e fisioterapeuta sobre suas sensações e perspectivas futuras de práticas esportivas, pois são detalhes que podem lhes ajudar a escolher o melhor tipo de tratamento ao seu caso.

  38. Fiz uma ressonância e deu o seguinte:
    -Ruptura completa do LCA.

    Mas o que mais me preocupou foi o seguinte:

    -Estiramento/lesão parcial do ligamento colateral medial (grau II/III). Segundo o que eu estive lendo esse ligamento é o que é utilizado para fazer o enxerto, estou certo? Se sim, como poderei resolver o meu problema?

    Agradeço desde já a atenção.

    1. Olá Brenner, fiquei tranquilo ao menos quanto a questão do enxerto. As opções de enxerto mais usadas pelos cirurgiões são sempre de TENDÕES: patelar ou flexores (semitendinoso e grácil). O ligamento colateral medial nunca é usado como opção de enxerto, já que ele é um dos estabilizadores do joelho e se fosse retirado acarretaria em uma instabilidade, no caso, no compartimento medial do joelho. Faça um bom período pré-operatório, com aplicações de compressas de gelo/compressão/elevação diárias se ainda tiver dor e edema e assim que tolerar começa um fortalecimento da musculatura do membro inferior em questão, principalmente do quadríceps. Um bom pré-operatória facilita e muito a vida do fisioterapeuta após a cirurgia. Boa recuperação!

      Spalla Fisioterapia

Queremos seu comentário...