Handebol de Areia – Um esporte fascinante

handebol de areiaO handebol de Areia é uma modalidade relativamente nova. Em junho de 1992 Gianni Buttarelli e Franco Schiano, presidentes de equipes de handebol italiano, tiveram a ideia de criar um novo tipo de handebol – Beach Handball. Em Julho de 1992, o primeiro torneio de Handebol de Areia foi realizado na Praia de San Antônio em Ponza Island (Itália).

Em Maio de 1994 o Handebol de Areia foi oficialmente reconhecido pela Federação Internacional de Handebol (IHF).

Em 2004 foi realizado no Egito o primeiro Campeonato Mundial Oficial de Handebol de Areia. O segundo campeonato foi organizado pelo Brasil em 2006, o terceiro em 2008 na Espanha e o quarto em 2011, na Turquia. Em Julho desse ano, o V Campeonato Mundial de Handebol de Areia, foi disputado em Mascate, Omã. O Brasil foi campeão no feminino e no masculino.

A quadra de Handebol de Areia tem 27 metros de comprimento por 12 metros de largura, formando um retângulo que representa a área do jogo e duas áreas do gol. A área do goleiro é definida por uma linha colocada paralela à linha externa a 6 metros de distância. A superfície da quadra de jogo deve ter uma camada de areia de pelo menos 40 cm de profundidade. Além disso, deve ter uma zona de segurança, com uma largura de cerca de 3 metros em torno da quadra.

handebol de areia

A bola do Handebol de Areia é de borracha. A bola para o masculino pesa 350-370 g, e tem uma circunferência de 54 a 56 cm; e no feminino pesa 280 a 300 g e tem uma circunferência de 50 a 52 cm. Uma bola menor é usado para jogos infantis.

No Handebol de Areia há 3 jogadores de linha e 1 goleiro. Porém, no ataque pode ocorrer a troca do goleiro por um jogador de linha especial, o Curinga, que usa um colete especial. Este jogador só pode atuar no ataque, devendo efetuar a substituição obrigatoriamente na transição para a defesa. Outra particularidade do Handebol de Areia é que o gol pode ter pontuações diferentes. O gol dos jogadores de linha vale 1 ponto, porém o gol do Curinga, vale 2 pontos. Além disso, gols especiais, como uma aérea e arremesso com giro no ar, também pontuam dois.

handebol de areiaO jogo consiste em dois tempos, que são pontuados separadamente. Cada tempo tem duração de 10 minutos com intervalo de 5 minutos. Cada equipe tem o direito de solicitar 1 minuto de tempo durante cada tempo regular de jogo. Se o placar de gols terminar empatado no final de um tempo, o jogo é reiniciado com um tiro de árbitro. O vencedor daquele tempo será aquela equipe que marcar o Golden Goal. Ao vencedor de cada tempo é atribuído um ponto. Se ao final, os dois tempos são vencidos pela mesma equipe, este time é o vencedor. Se cada equipe ganha um tempo, o resultado é um empate. Como deve haver sempre um vencedor, é usado o “Shoot-out” (“um jogador contra o goleiro”). Ao final quem pontuar mais em 5 tentativas é o vencedor.

handebol de areiaAssim como o Handebol de Quadra, o Handebol de Areia é um esporte muito rápido e de contato com o oponente. Por ser uma modalidade muito recente, não há muitos relatos na literatura da incidência de lesões nesta modalidade. Além disso, os atletas não constituem uma população homogênea para a realização de um estudo epidemiológico. Muitas vezes o que ocorre é que jogadores que praticam Handebol de Areia na grande maioria não se dedicam apenas a esta modalidade. A grande maioria são jogadores de Handebol de Quadra, que participam de uma período de treinamento que precede o campeonato. Na experiência clínica, podemos observar a ocorrência de algumas lesões traumáticas, como entorse de tornozelo, devido a superfície irregular. 

O Handebol de Areia é uma modalidade que vem ganhando bastante espaço e praticantes, sendo cada vez maior a participação de diversos profissionais. Esta é certamente uma modalidade em que o fisioterapeuta poderia atuar na prevenção e reabilitação de lesões, sendo fundamental o entendimento do jogo, biomecânica e mecanismos de lesão.

Ft. Gabriela Borin

Para entender melhor desta modalidade, assista ao vídeo:

Referências:

IHF – Beach Handeball Regulations
Euro Handeball
Bhc-Zagreb: Influence of the training on the sand on player’s capabilities

Fotos: IHF, Handballnews, Fotop

Sobre o autor Gabriela Borin

Gabriela Borin escreveu 18 matérias nesse site.

Fisioterapeuta graduada pela USP, pós graduada em Fisioterapia Esportiva pelo CETE/EPM/UNIFESP e Mestranda em Ciências pela FM/USP. Estuda Fisioterapia Esportiva e Controle Postural. Atua na cidade de São Paulo.

Queremos seu comentário...