Fratura do quinto metatarso – Gustavo Endres

Brasil e Estados Unidos voltam a duelar no próximo final de semana (sábado 11/06/11 e domingo 12/06/11), em Belo Horizonte/MG, em partida válida pela Liga Mundial de Vôlei 2011. Os jogos na capital mineira valerão a primeira colocação do Grupo A. O Brasil segue invicto na Liga e só pode ser alcançado pela seleção norte-americana.

gustavo endres

Porém, no treino da ultima terça-feira pela manhã, a seleção do técnico Bernardinho sofreu uma importante baixa para a sequência da Liga. O meio de rede Gustavo, sofreu uma lesão no pé esquerdo e não voltará a defender a equipe na competição. Éder, da Cimed (SC), foi convocado para o seu lugar. “Infelizmente ele está fora da Liga Mundial, já que este tipo de contusão demanda quatro semanas sem treinos. Durante uma atividade de bloqueio, ele pisou no pé do Wallace na queda e virou o pé. Não é uma lesão grave, mas é uma fratura, que demanda algum tempo para a consolidação”, explica o fisioterapeuta da seleção, Guilherme Tênius, o Fiapo. Gustavo tem como característica principal o bloqueio (considerado por muitos o melhor bloqueador do mundo), além de garra e um potente saque.

Não é comum a ocorrência de fratura do quinto metatarso nas condições em que se deu a de Gustavo. Podemos classificar o evento como uma fatalidade (claro que não sabendo as reais condições fisiológicas do atleta e de sua estrutura óssea). As fraturas do quinto metatarso são mais comuns nas chamadas Fraturas por Stress. Nestas os ossos mais acometidos no corpo são o quinto metatarso, tíbia e fêmur.

 

REABILITAÇÃO: é simples e sem grandes segredos, sendo prognóstico muito bom! Deve-se respeitar o período de imobilização para a consolidação óssea (4 a6 semanas) e, durante este período, não deve ocorrer descarga de peso no pé fraturado para não prejudicar a formação do calo ósseo. Se há presença de edema, o membro deve permanecer elevado.

Hoje é comum recorrer ao Robofoot para imobilização, já que é mais leve que o gesso e pode ser removido para limpeza do pé. Mesmo durante este período o atleta está liberado para trabalho de manutenção da força muscular e alongamento do membro inferior, principalmente musculatura de coxa. Deve-se tomar cuidado apenas com movimentos indesejados produzidos pela musculatura de tornozelo, pois podem realizar tração no foco de fratura.

Assim que evidenciado a consolidação e a formação do calo (visto ao exame radiológico) o atleta deve iniciar o fortalecimento da musculatura do tornozelo e os trabalho proprioceptivos. Estes são de extrema importância, ainda mais em um jogador de voleibol. O período de imobilização pode fazer com que a latência de ativação da musculatura de tornozelo seja maior, o que representa um risco quando o jogador aterrissa após um salto, correndo o risco de sofrer uma torção. Treinos em solo estável, progredindo para instável, de bipodal para unipodal, são exemplos de progressões. Uma dica importante é sempre adequar o treino proprioceptivo ao gesto esportivo do atleta. Com isto o fisioterapeuta consegue especificidade à reabilitação e maior comprometimento dos atletas ao seu programa.

Força Gustavo, logo você vai subir para um bloqueio novamente!

Ft. Fernando Cassiolato

Referências:
Shaheen Dixon et al. Curr Probl Diagn Radiol, January/February 2011.
Confederação Brasileira de Voleibol

Fotos: Alexandre Arruda/CBV/Divulgação, Maurício Val/VIPCOMM

Sobre o autor Fernando Cassiolato

Fernando Cassiolato escreveu 31 matérias nesse site.

Fisioterapeuta graduado pela USP, pós-graduado em Fisioterapia Esportiva pela CETE-UNIFESP e Acupuntura pelo IPES. Estuda Fisioterapia Esportiva Preventiva e atua na cidade de São José do Rio Preto.

101 Replies to “Fratura do quinto metatarso – Gustavo Endres”

  1. Os comentários para este post foram encerrados. Obrigado a todos os leitores!! Cadastrem-se em nosso site para receber um aviso sempre que matérias novas forem postadas.

  2. Olá. Fraturei o 5º metatarso do pé esquerdo. Fiquei 7 dias com a tala, e estou com a robofoot, á 14 dias, tirei raio x e a consolidação da fratura está indo bem, o médico me recomendou mais 14 dias com a robofoot podendo largar parte da carga sobre o pé. Após passarem estes 14 dias e o médico autorizar a retirada da robofoot, o médico me recomendou fisioterapia em casa apenas, fazer movimentos em água morna, minha dúvida é quanto ao fortalecimento muscular…quais exercícios devo começar a fazer para melhorar a condição física dos músculos envolvidos como…coxa, panturrilha e principalmente os “tornozelos” que como leigo no assunto desconheço exercícios para essa região do corpo mesmo frequentando diariamente a academia. tornozelo é uma parte pouco abordada pelos profissionais, porém, muito importante, me preocupo muito por que tenho medo de torcer ou ter uma lesão mais séria, ainda mais após o local estar mais fragilizado devido a fratura. Obrigado

    1. Olá Diego,

      Seria muito dificil descrever aqui quais exercícios você deve fazer para fortalecer sua musculatura de pé e tornozelo. E como essa musculatura normalmente fica bem fraca após muito tempo imobilizada, não seria interessante você começar esses exercícios na academia. Te oriento a procurar uma clínica de fisioterapia, começar os exercícios lá e em seguida pedir que te orientem em relação aos exercícios a serem realizados na academia.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  3. Fraturei o 5o metatarso do pé esquerdo, tirei o gesso em 27 setembro, andei 1 mes com meia elastica, mas doi me ao andar e incha muito, é normal? Nao me mandaram fazer fisioterapia?

    1. Olá Alexandra,

      O ideal seria você fazer fisioterapia para melhorar suas dores ao andar. É importante que você fortaleça os músculos do pé e tornozelo para não sobrecarregar tanto essa articulação. Para o inchaço você pode fazer um banho de contraste. Fique 10 minutos com o pé em uma bacia com agua quente, em seguida coloque o pé em uma bacia com água e gelo por 1 minuto. Repita a água quente por 4 minutos e a água gelada por mais 1 minuto. Repita esse procedimento de 4 para 1 minuto por mais 4 vezes.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  4. Olá , meu nome é Leonardo e gostaria de saber quanto leva em média
    uma fratura do 4º e 5º Metatarso . E também gostaria de saber que
    muitos falam que eu nao posso nein ao menos encostar o pé no chão,
    mas em torno da 3º Semana eu adei um pouco sem forçar o pé direito
    (pé que ouve a fratura) , e andando somente com apoio no calcanhar.

    Obrigado pela atenção desde já !

    1. Olá Leonardo,

      Normalmente uma fratura demora de 6 a 8 semanas para consolidar, por isso não seria interessante você começar a andar com apoio desse pé. Você pode apoiar o calcanhar no chão, mas sem descarregar o peso nele,ok!

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  5. Boa tarde.
    Tive uma fratura do terço médio do terceiro metatarso do pé direito. Usei a bota de imobilização durante 30 dias. De acordo com o raio x a fratura já se consolidou, e o médico liberou o uso da bota e me reomendou sessões de fisioterapia. Só que após tirar a bota sinto dores fortes ao pisar. É normal sentir essa dor tão forte mesmo após a fratura estar consolidada? Quanto tempo leva para voltar ao normal?

    1. Olá Michelle,

      Essas dores são normais, afinal você ficou muito tempo sem poder pisar no chão. Inicie a fisioterapia e você terá melhoras mais rápido do que imagina.

      Boa sorte,

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  6. Ola,tive uma fratura no v metatarso, hoje 13/10/2012,fez 45,mas tirei a tala com 40 dias sob orientação medica,porem ao tirar uma nova radiografia reparei que o osso ainda não estava totalmente calcificado, a minha fratura é do tipo obliqua no terço medio do 5 metatarso,é normal que isso aconteça? se for qual o periodo exato da completa calcificação??? Porque com o que eu havi na radiografia,fiquei imprecionado.

    1. Olá Adriano,

      Seria interessante você mostrar o raio x para o médico que te atendeu anteriormente, pois as vezes, quando não há consolidação completa da fratura o médico pode optar por deixar você mais tempo com o gesso, realizar um procedimento cirurgico caso a fraturaa esteja desviada ou iniciar a fisioterapia com leve descarga de peso para ajudar nesse processo de consolidação. Procure o seu médico e converse com ele sobre as possibilidades. Mas não se preocupe, em muitos casos a consolidação da fratura demora mais do que o desejado, podendo demorar uns 60 dias para ocorrer.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  7. Olá, bom dia!
    Fraturei o 5º metatarso, foi fratura por avulsão, cabeça do metatarso. Estou com a tala já faz duas semanas, porém o osso não encaixou ainda, pelo contrario acabou deslocando um pouco. O médico informou que talvez eu precise operar e realizar a colocação de pinos/parafuso. Gostaria de saber se vocês podem me explicar como é a realização da cirurgia e se após a mesma, terei que ficar com a tala ou gesso no pé.
    Deste já agradeço, tenha um bom dia!
    Aglaupi

    1. Olá Aglaupi,

      Seria melhor você pedir para que seu médico te explique como será realizado seu procedimento cirurgico. Mas normalmente o médico faz um corte próximo ao local da fratura e fixa essa fratura com pinos e parafusos. Após a cirurgia você terá que ficar com um gesso ou tala ou até mesmo a bota robofoot, mas isso varia de médico para médico. E terá que fazer um pouco de fisioterapia para retornara às suas atividades do dia a dia.

      Saudações,

      Spalla Fisioterapia

  8. Oi boa noite!!! Li todos os comentários e gostei muito das suas explicações!! Gostaria de tirar minhas duvidas que por sinal são muitas!!! Há 8 dias num dormingo torci o pe e cai da altura do meio fio com o pe virado, na hora senti bastante dor, estava indo fazer ima viagem de 1hora entao passei esse tempo todo sentada dentro do carro só depois de 1 hora q fui pisar no chão o pe já estava muito inchado!! Morro numa cidade pequena sem muitos recursos principalmente num domingo!! Passei no pronto socorro e a medica fez alguns movimentos no pe e falou q nao havia quebrado nada q era apenas uma entorse!! Até perguntei se precisava fazer raio x e ela disse q nao seiria necessário!! Ai foi meu erro , acreditei e fiquei 8 dias andando mancando!! A dor q estava sentindo era suportável conseguia andar sem muita dor mas comecei a ficar preocupada entao ontem procurei um ortopedista q pediu q eu tirasse um raio x onde constatou fratura de Jones no 5 metatarso! Ele disse q poderia escolher entre o uso do gesso ou da robofoot, optei pela robofoot. E me disse q poderia tirar pra higienizar. E me pediu q retornsse ao seu consultorio Daqui 30 dias para um novo raiox. ele me explicou q tive sorte em adar por 8 dias e a fratura nao ter afastado!! o q iria requerer tratamento cirurgico! Tenho as seguintes duvidas:
    1) se posso tirar a bota pra dormir tb!?
    2) li em alguns sites q nao e indicado o uso de robofoot pra esse tipo de fratura q o ideal e q tala de gesso!!
    3) o medico nao falou nada qto ao uso de apoio de muletas, mas todos os depoimentos q li aki ninguém andou sem elas!! Estou andando normalmente com a bota sem o auxilio de muletas!! Corro algum risco por estar pisando no chão com a bota?!
    Tentei dormir com a bota noite passada e nao consegui e o tempo q estou em casa tenho tirado o robofoot, hj por exemplo fiquei horas deitada na cáma assistindo tv!! Posso retira lá ou estou errada!! As vezes acho q devia ter engessado ai nao teria essa facilidade de remover a bota!!
    4) ele me disse q nao poderei usar salto alto nem fazer exercícios físicos nos próximos 3 meses só fisioterapia! É isso mesmo?!?
    Desculpa fazer um comentário tão longo mas estou tão nervosa em função dessa fratura nunca havia machucado nada e foi um tombo tão bobo q estou meio atordoada até agra

    1. Olá Camila,

      Desculpe pela demora em responder suas perguntas. Talvez elas não sejam mais tão uteis mas reponderei mesmo assim.
      Em relação a sua primeira pergunta, não indico que você retire a bota para dormir até que sua fratura esteja consolidada, pois você pode fazer algum movimento brusco durante o sono e desviar a fratura.
      A bota robofoot se bem usada é indicada para esse tipo de fratura sim, mas você deve seguir as orientações de não apoiar o pé no chão e tirar a bota somente no banho. Seria melhor você conversar com o seu médico para ver a necessidade de usar as muletas. O ideal realmente seria não apoiar o pé no chão enquanto a fratura não tiver consolidada. Não fique tirando a bota o dia inteiro. Se não estiver conseguindo dormir com ela pode tirar, mas durante o dia tente ficar com a bota.
      Em relação as atividades e o salto, é isso mesmo. Nada de salto alto nem atividades, no máximo uma natação e claro fisioterapia.

      Espero ter ajudado,

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  9. Fraturei a base do 5o metatarso há 13 dias. Estou usando bota robocop e não estou colocando o pé no chão. Não sinto nenhuma dor, e esta só um pouco inchado. Em casa, p.ex. sentado no computador, tenho tirado a bota e deixado o pé parado sobre uma cadeira. Há alguma problema nisso ?

    1. Olá Luis,

      Não tem problema você fazer isso com tanto que você não movimento muito o pé e não bata em nada. O melhor quando tirar a bota é colocar o pé pra cima para ajudar a drenar um pouco e ajudar na diminuição do inchaço.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

    2. Também fraturei o 5º metatarso, fiquei imobilizada por 1 mês, agora o médico mandou retirar a bota imobilizadora e caminhar normalmente. Como se fosse possível! O calcanhar dói e a panturrilha parece que vai dar um nó. O que fazer para melhorar essa dor?

      1. Olá Luciane,

        Peça para seu médico um pedido para fazer fisioterapia. Após muito tempo imobilizada os músculos da panturrilha perdem muita massa muscular e força, por isso é importante que você vá para fisioterapia para fortalecer esses músculos. Isso irá te ajudar a andar melhor. Além disso a fisioterapia tem recursos analgésicos para ajudar nessa sua dor no calcanhar.

        Saudações,

        Equipe Spalla Fisioterapia

  10. Oi, estou com uma fratura no quinto metatarso onde fui ao médico e fiquei 21 dias com tala, após isso o médico me passou 10 sessões de fisioterapia, porém informou que não posso pisar ainda.Quero saber se não tem nenhum problema eu ficar sem imobilização no pé onde a fratura ainda não foi calcificada?
    Obrigada

    1. Olá Daiane,

      O ideal seria ele ter te orientado o uso do robofoot após a retirada da tala, assim você se sentiria mais segura e a fratura que não consolidou ainda também estaria mais segura. Depois que você retirou a tala você fez algum raio x para verificar se a fratura havia consolidado? Se não fez seria interessante fazer, ok?!
      Comece a fisioterapia, mesmo sem colocar o pé no chão, pois existem muitos exercícios que podem ser feitos sem que você tenha que fazer a descarga de peso.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  11. Oi bom dia,eu quebrei o 5º metatarso do pé esquerdo,fiquei 40 dias com o pé engessado e já fiz mais de 1 mes de fisioterapia,não sinto mais dores no pé,porém o fisioterapeuta insiste q eu contonue fazendo a fisioterapia,gostaria de saber se é realmente necessario eu continuar já q nao sinto nem dor nem dificuldade em andar?E também quero voltar pra academia.

    1. Olá Fabiana,

      SE você já está sem dor, a fratura já está consolidada e você não sente dificuldade para realizar nenhum tipo de atividade então não vejo porque você não poderia ter alta e retornar às suas atividades. Na minha opinião você deveria conversar com sua fisioterapeuta para que ela possa te orientar com os exercícios a serem realizados na academia, mas acho que você deveria começar a academia enquanto ainda está na fisioterapia, assim se algo acontecer você ainda pode pedir ajuda e orientações para ela. O ideal seria você iniciar um trote na esteira (se você tiver o costume de correr) e ver se está sem nenhuma limitação, além dos exercícios na academia.

      Boa sorte,

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

    1. Olá Marcos,

      Não aconselho que você pise pelo menos enquanto estiver com o gesso. Espere a retirada do gesso para fazer um raio x e ver se a fratura consolidou, pois se você ficar pisando com a fratura ainda presente você pode acabar desviando essa fratura e ter que passar por uma cirurgia para fixá-la.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  12. ola boa tarde !!!

    Fraturei o 5mmt , o medico indicou a bota imobilizadora , estou utilizando a MERCUR, Fiquei 15 dias com a bota imobilizadora e sem colocar o pé no chão , utilizando moletas , no 16º dia por autorização médica passei andar normal usando a bota imobilizadora , fiz o raio – x e nao teve muita diferença depois desses 15 dias , minhas duvidas são :
    – tem algum problema andar mesmo com a bota imobilizadora
    – Percebir que minha perna do joelho pra baixo esta atrofiada , um pouco menor que o lado direito , é normal
    – quantos dias mais vou precisar ficar com essa bota imobilizadora , para dar o resultado efetivo
    – andar mesmo com a bota imobilizadora não atrapalha a calcificação

    1. Olá Ramara,

      como vai? Se o médico já liberou a descarga de peso com a bota então você pode andar normalmente com ela. A descarga de peso na verdade ajuda na calcificação. Em relação a sua perda de massa muscular na perna, isso é normal sim. Como você está com a perna imobilizada a tendência é a musculatura ficar hipotrofiada, por isso será importante fazer fisioterapia para o ganho de força nesses grupos musculares novamente. Para que a fratura se consolide, provavelmente o médico vai deixar você com a bota por mais umas 2 ou 3 semanas.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  13. Deyze ola , gostei muito de ler a experiencia de varias pessoas dia 20 de agosto cai de moto e fraturei o quinto metatarso do pe direito hj dia12/09 ja estou bem melhor mais o meu pe ainda esta inchando ,machuquei os dedos tbem visto que eles estavam bem roxo mais estou fazendo compressa de gelo tdo dia ,meu tornozelo fica inchado tambem fico com medo desse inchaso mais acho ser normal visto que machucou muito mais este procedimento de gelo ta certo ne?estou usando a bota imobilizador usei uma semana a tala o medico mim sujerio a bota .

    1. Olá Deyze,

      Sim você pode fazer compressas de gelo todos os dias, mas seria melhor se você colocasse pedras de gelo em um saco ao invés de usar uma bolsa de gel. E durante a aplicação do gelo coloque o pé para cima para ajudar a drenar o edema. Outra forma de ajudar a diminuir o inchaço é fazendo contraste. Você coloca o pé durante 10 minutos em uma bacia com água quente e em seguida coloca o pé em outra bacia com água e pedras de gelo por 1 minuto. Depois disso você coloca o seu pé na bacia com água quente por 4 minutos e volta para a bacia de água com gelo por 1 minuto e repete esse procedimento 4 vezes.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

  14. Doutor, fratura de base no 5 MTT, o medico recomendou 1 mes de robofoot, ja estou ha duas semanas com a bota..posso realizar a radiografia p saber se ahouve a consolidação da fratura ?Grata

    1. Olá Erika,

      Se fosse você esperaria as 4 semanas que o médico te recomendou para depois fazer o raio-x, pois se fizer agora provavelmente a fratura ainda não terá consolidado.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  15. Dr. hoje estar com 17 dias que eu fraturei o 5 metatarsso ,fiquei 12 dias com a tala ,fui ao medico e ele nao estava fui atendida por outro medico, ai ele colocou o gesso todo , e agora o q faço ? queria usar a bota existe alguma restrinção? vou amanha no medico vou pedir um raio x , pra ve como anda? eu posso tomar calcio… tenho 33 anos.

    1. Olá Jenieire,

      Normalmente ao fraturar o quinto metatarso o médico coloca o gesso por umas 4 semanas. Como ele já colocou o gesso em você não há a necessidade de colocar a bota. Uma vez que o médico retirar o gesso você já estará liberada para realizar a descarga de peso e tentar caminhar normalmente, mas ele só poderá liberá-la após ver no raio-x se a fratura esta consolidada e alinhada.
      Se você não tem nenhuma deficiência de cálcio no seu organismo não precisa tomar o cálcio. O ideal é você se alimentar de leite e seus derivados e de alimentos que contenham vitamina D, mas não tem a necessidade de tomar cálcio em cápsula.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  16. ola fraturei o 4 e 5 metatarso e estou a 3 meses com (fios de metalico ) o medico, vou ao medico na segunda pelo raio x o osso ja se regenero mais ele me disse na ultima consulta q nao e certeza retira esses fois, minha perg e quanto tempo pode ser retivo os fios.

    1. Olá Oldeane,

      Normalmente nesse período é quando se realiza a retirada dos fio metálicos, mas se o seu médico achar que ainda não deve retirá-los, então será necessário esperar mais um pouco. Mas se a fratura já está consolidada e se ela estiver bem alinhada, então ele provavelmente deve tirar os fios.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  17. Olá, poderia me tirar uma duvida?
    fraturei o 1º metatarso, fiquei com o pé imobilizado um total de 6 semanas (9 dias com tala e o restante dos dias de gesso com salto) já retirei o gesso e o médico disse q o osso já consolidou, pediu q eu fizesse banho de contraste e disse q não precisarei de fisioterapia, porém olhando o raio x vejo q ainda há um pequenino desvio e fissuras da fratura…segundo o médico há fissura da fratura porém já formou o calo ósseo e ele disse q o osso está colado. Não sinto dores extremas porém ainda não consigo andar normalmente. Minha pergunta é, para se retirar o gesso e dizer q a fratura consolidou-se o osso precisa estar retinho e completamente regenerado ou isso somente com o tempo? Pois vendo o raio -x não confiei muito no que o médico disse. Obrigada!

    1. Olá Leticia,

      Se você está com dúvida em relação ao que médico te falou seria melhor você procurar uma segunda opinião. Leve o seu raio-x em outro ortopedista especialista em pé e peça para ele te dar uma segunda opinião. O ideal é que não tenha nenhum tipo de desvio na sua fratura. Normalmente a descarga de peso ajuda na consolidação óssea, mas se você preferir fazer um pouco de fisioterapia para diminuir suas dores e ganhar um pouco de força muscular não é uma má idéia.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

      1. Levei a um outro médico, aparentemente realmente o osso já consolidou, graças a Deus, mas agora farei fisioterapia 🙂
        Muito obrigada pela atenção!

  18. Olá! Boa tarde!
    No dia 22 de Julho fraturei o 2º e 3º metatarso.. Fui submetido a cirurgia e coloquei 2 fios metálicos (ou pinos, não lembro a nomenclatura correta). O fato é que pela indicação dele eu não devo pisar e devo retirar esses fios metálicos com 2 meses (ou seja, no fim de setembro). A partir daí ele me falou que vai me liberar para as fisioterapias. Gostaria de saber sobre a real dificuldade que passarei. O que ele me passou de imediato foi um exercício para ir movendo o tornozelo… Não sinto nenhuma dor.. Mas me pergunto muito sobre a dificuldade que terei para pisar… É muito grande mesmo? O que você acha sobre esses procedimentos cirúrgicos? o número de sessões de fisioterapia é maior ou não altera?

    1. Olá Felipe,

      Você terá um pouco de dificuldade para pisar, pois ficará 2 meses imobilizado e isso traz perda de massa muscular e de amplitude de movimento, mas o que dificultará mesmo o seu andar será sua insegurança em colocar o pé no chão. Assim que o médico fizer a retirada desses fios ou dos pinos (o material depende de cada cirurgia e da opção do médico) você poderá começar a fisioterapia e então ficará mais fácil para começar a andar. Não se preocupe, pois não é nenhum bicho de sete cabeças. Você conseguirá pisar normalmente e sem dor depois de um tempinho de fisioterapia. É dificil falar pra você quantas sessões você deverá fazer, pois é preciso ver sua cirurgia, avaliar seus movimentos e sua força muscular. Mas pelo menos umas 20 sessões você deverá fazer,ok!

      Boa recuperação,

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

  19. Olá! Fiquei um pouco na dúvida sobre minha reabilitação de acordo com a indicação do médico, e mais ainda agora lendo os post. Fraturei a cabeça do 5 metatarso, e machuquei bastante o pé, que ficou muito inchado e roxo. O médico indicou o uso da bota ortopédica e liberou o apoio após 15 dias, além de orientar a movimentação do pé sem a bota. E disse também que já iria tirar a bota depois de 30 dias. Já completei os 15 dias, estou tentando, mas ainda estou receosa de colocar o pé no chão e sinto um pouco de incomodo. Pelo que li, talves o ideal seja esperar completar 30 dias, estou certa? Se não, como realizo esta descarga de peso? parcial ou total? Continuo com as muletas? Obrigada!

    1. Boa tarde,

      Não precisa esperar os 30 dias para começar a descarga de peso. Para que sua fratura consolide é importante que você comece essa descarga parcial, com a ajuda das muletas e vá tentando a descarga total ao longo dos dias. O incômodo é normal, afinal você ficou 15 dias com o pé imobilizado e isso já compromete um pouco a musculatura e o movimento das articulações. Tente ir colocando o pé aos poucos no chão com ajuda das muletas e comece a caminhar pela casa. Quando se sentir mais segura tire uma muleta, até conseguir andar normalmente sem elas. Se precisar leve uma muleta com você quando for sair na rua por medida de segurança. SE preferir procure um setor de fisioterapia, assim você terá orientações para passar por esse processo,ok!

      Boa sorte,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  20. Olá!! Fraturei a base do metatarso, fiquei 4 semanas com o pé imobilizado pelo gesso, retirei o mesmo e a fratura não se consolidou, o médico não deu nenhuma recomendação, não encaminhou para a fisioterapia e me disse para voltar normalmente para o trabalho. isso está CORRETO?

    1. Olá Patrícia,

      Te aconselho a procurar outro médico ou pelo menos fazer um raio-x para ver se hoje a fratura já está consolidada. O fato dela não ter consolidado (depende se faltava muito ou pouco pra consolidar tudo) pode trazer algumas consequencias ruins, como uma pseudo consolidação e a chance de re fratura. Procure o seu médico e peça um novo raio x para saber como está esse processo de consolidação.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

  21. OI quebrei a base do 5 metatarso, fiquei 8 dias com a tala , e hoje completa 10 semanas com o gesso, mais o medico me informou que ainda preciso de mais 2 semanas com o gesso, pois nao calcificou. é normal isso… a partir da 8 semana ele me mandou ir colocando 30% do peso, para ajudar a cicatrização, isso é normal ? vou tr que usar alguma bota depois ?

    1. Olá Mariana,

      Pode acontecer da fratura demorar um pouco mais para consolidar, por isso ele te pediu para começar a descarregar um pouco do peso, pois isso ajuda no processo de consolidação.
      Muito provavelmente você não terá necessidade de fazer o uso da bota.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

  22. Bom dia! Moro na China e faturei o peh no que acredito ser o 5 metatarso. O grande problema eh q no hospital os medicos nao falavam ingles, o volume de pessoas eh como se fosse um shopping no Brasil, digamos q entre o raio x e eu sair do hospital engessado levou menos de 15 minutos: China! Tirei uma foto do visor do computador da foto do raio-x. Existe a possibilidade de me confirmar se eh isso mesmo? Obrigado

    1. Olá Alceu, procure fazer a imagem na melhor qualidade possível (dica: estabilize a câmera sobre uma superfície firme, não use flash, use timmer para não trepidar). Esperamos que seja possível avaliar alguma coisa. Envie sua foto para contato@spallafisioterapia.com.br

      Saudações
      Equipe Spalla Fisioterapia

      1. A foto foi feita na quando eu estava no hospital. Tirada do monitor do computador, nao a tenho fisicamente. Acredito ser perfeitamente possivel de averiguacao por profissionais como vcs, parece nitida. Jah encaminhei por email, muitoooooooo obrigado pela atencao despendida. Entrei mudo e saih calado do hospital, com o unico entendimento de que tenho q voltar em 15 dias. Uma otima semana, Alceu.

  23. FAZEM 14 DIAS Q FRATUREI O QUINTO METATARSO,FOI COLOCADA UMA TALA E HOJE O DR FEZ O RX E FOI COLOCADO GESSO S/ SALTO,NADA DE COLOCAR O PÉ NO CHÃO,ELE DISSE Q ESTÁ CALCIFICANDO,MAS C/ DESVIO+- ISSO,PERGUNTOU SE EU COLOQUEI O PÉ NO CHÃO,SIM ,SÓ PRA VER SE SENTIA ALGUMA DOR,FALOU TBM Q NESSES 15 DIAS C/ GESSO SE Ñ CORRIGIR FARÁ UMA CIRURGIA,MINHA DÚVIDA C/ MUITO MEDO,SÓ PRA ME ALIVIAR,VAI CORRIGIR?
    OBRIGADA E MEUS PARABÉNS!

    1. Olá Ana. Não precisaríamos enfatizar que você não deve mesmo colocar o pé no chão agora, mas não podemos deixar de fazer nosso papel de sempre: não se apoie sobre o pé com a tala. Cada vez que o foco da fratura mexe, mesmo que milímietros, pode prejudicar a consolidação e desviar o correto alinhamento do osso. O grande problema quando há um desvio é que o osso, mesmo que consolidado, é ele se torna mais frágil e imagine todo o peso que ele suporta quando caminhamos? As cirurgias de 5MTT são muito boas e relativamente simples e os resultados são ótimos na maioria dos casos, com uma recuperação rápida. Siga bem as orientações que seu médico lhe passou, evite apoiar o pé ou mexer os dedos e tenha uma boa alimentação. Assim, é possível o tratamento conservador resolva seu caso. Boa recuperação!

      Saudações
      Equipe Spalla Fisioterapia

  24. olá doutor! sua explicações forão bem exploradica, pois ja retirei a tala com 6 semanas e agora vou fazer fisioterapia,isso quer dizer ordem medica, obrigado por suas informações, pois forão , esclarecedoras.

  25. olá! doutor, por favor mim esclareç uma dulvida
    a fratura de metatarso e de 6 a 8 semanas a calcificação , no meu caso tem 5 será que eu vou ter que usar a robofoot e por quanto tempo e pela esperiencia que o senhor tem será que eu poderia usar uma sandalia de sola rigida no lugar do robofoot pois me explica com gentileza o por que do robofoot se ja está no plazo de calcificação.

    1. Bom dia,

      As vezes o médico opta por deixar o paciente somente com a tala gessada até completar o prazo de calcificação. Em outros casos o médico opta pela retirada do gesso na quarta semana e a colocação do robofoot por mais 4 semanas. O ideal seria você conversar com o seu médico para ver se ele tem a intenção de te orientar no uso do robofoot ou se ele irá apenas manter o gesso até que a fratura se consolide.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

  26. olá! fraturei o 3 e 5 metatarso ja tem 5 semanas eu com tala de gesso, será que eu vou precisar usar essa robofoot, e pra que serve essa bota, com sua esperiencia será que eu poderia usar uma sandalia de sola rigida ou chinelo de sola rigida;na verdade se eu for usar essa bota e por 2 semanas e vai ficar perdida, pois a sadalia não eu uso.

  27. pois fraturei o 3 e 5 metatarso, e uso tala de gesso, ja tem 4 semas, pois se completar 6 semas e eu com tala de gesso, vou ter que usar a robofoot, será que eu posso usar uma opercata sola rigida ou uma salia sola rigida?

    1. Olá Lio,

      Se você já está há 5 semanas com a tala de gesso provavelmente o seu médico não te indicará o robofoot. Ele deve fazer a retirada do gesso e te encaminhar para a fisioterapia se houver alguma rigidez articular e perda de força. Não use nada sem a indicação e orientação do seu médico, ok?! Vá no médico para a retirada do seu gesso e converse com ele.

      Boa sorte,

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

  28. olá! fraturei o 3 e 5 metatarso, 4 semanas eu com tala, gostaria de saber se ja posso tirar a tala e colocar o pé no chão, se tem perigo eu colocar o pé no chão .

    1. Bom dia,

      O ideal seria você procurar o seu médico e pedir as orientações necessárias para o seu caso. Normalmente depois que o médico retira a tala ele orienta o uso da bota (robofoot). As fraturas em geral demoram de 6 a 8 semanas para consolidarem, por isso você deve ficar com a tala e em seguida com a bota. Mas no momento em que é colocada a bota você já tem a liberdade de colocar o pé no chão e andar com ela.
      Procure o médico e converse com ele para maiores esclarecimentos.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

    2. olá ! mais uma dulvida, pois ja tem 5 semanas , será que vai precisar usar essa robofoot, será que eu poderia usar essa sandalia de sola rigida, pois se eu for usar essa robofoot, provavelmente ficarei mais quantas semanas, por sua experiencia.

  29. Fraturei o 5 mmt 17/03 até hoje não consolidou e estou mobilizada, estou cm muito medo da operação se tiver que faze-la. É complicada? todo ortopedista tem condições de realiza-la?

    1. Olá Mônica,

      Não se preocupe pois a cirurgia não é nenhum monstro de sete cabeças. Como toda cirurgia você terá que tomar anestesia geral, mas o médico só irá fixar a sua fratura com um parafuso. Não é uma cirurgia dificil e sua reabilitação também não. Pode fazer sem medo, mas siga as orientações médicas corretamente.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  30. muito esclarecedor as respostas dadas.queria saber se mesmo nao tendo consolidado a fratura no quinto metatarso posso começar faser fisioterapia?

    1. Olá Juliana,

      Mesmo sua fratura não tendo consolidado você pode iniciar com a fisioterapia, porém as sessões serão para ganho de movimento ou a manutenção da mesma e leve ganho de força muscular. E a descarga de peso deverá ser leve para ajudar inclusive no processo de consolidação. Converse com o seu médico e veja se ele já libera a fisioterapia.

      Boa sorte,

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  31. Primeiramente estou feliz por criarem este site, parabéns, espero que possam me ajudar.
    Sofri um acidente de moto X moto, onde quebrei do 1 ao 5 MTT, e rompei os ligamentos, minha cirurgia demorou 4 horas, foram colocados externos 3 ferros na lateral do pé direito e outro ferro entrava debaixo do 1 dedo na sola do pé, dentro foram colocados placas com parafusos, no 1 e no 2 MTT, com 25 dias coloquei a robofoot, fiquei 3 meses e 15 dias com esses ferros externos, e foram tirados sem anestesia, doeu bastante.
    No terceiro dia comecei a fazer fisioterapia, estou á 4 meses e sinto algumas dores porém, e ainda não consigo movimentar a ponta dos dedos para baixo:
    – Por quê meu dedão ainda doe?
    – Teria eu perdido os movimentos da ponta dos dedos?
    – Vou conseguir andar sem a bota?
    – Quanto tempo ainda vai demorar para que ande sem a bota?
    – Esse período todo de tratamento é normal?
    – Por quê o pé ainda fica inchado?

    Desde já agradeço, fico no aguardo de uma resposta.

    Abraço.

    1. Bom dia Leirson,

      Pela sua descrição sua lesão parece ter sido bem extensa, por isso algumas dores ainda são normais. Tenha paciência que a tendência são as dores diminuirem com o tempo. E não se preocupe que com a fisioterapia você vai voltar a ter os movimentos dos seus dedos. Provavelmente você está com essa limitação de movimento pelo tempo que ficou imobilizado.
      Em relação a andar sem bota, com certeza isso irá acontecer. Continue fazendo fisioterapia, pois quando o médico liberar a retirada da bota você fará treinos de marcha sem ela na fisioterapia. Não podemos de dizer quanto tempo, pois cada caso é um caso e isso depende muito dos critérios do médico.Esse periodo de tratamento é completamente normal. Dependendo da lesão você pode ficar até 6 meses em tratamento, então não se preocupe. E em relação ao inchaço também é normal que seu pé ainda inche, principalmente quando você exigir mais dele ou ficar muito tempo com ele para baixo.

      Desejamos uma boa recuperação,

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

  32. Tive uma fratura da base do 5º metatarso, fiquei de tala quinze dias e de gesso 20 dias, após a retirada do gesso fiquei mais quinze dias sem colocar o pé no chão, pois meu médico disse que ainda estava inchado e roxo. Voltei a andar após os dias recomendados pelo médico, só que quando ando meu calcanhar fica inchado e o pé um pouco vermelho, até a panturrilha também. Coloco ele pra cima e ele desincha. O médico não passou fisioterapia, só xoque térmico.

    1. Olá Karina,

      O inchaço é normal em casos de fratura e entorses no pé e tornozelo, pois como você ficou um certo tempo imobilizada, no momento em que você volta a pôr o pé no chão e exigir um pouco mais dele, esse inchaço aparece. Se quando você coloca o pé pra cima ele desincha, não se preocupe. Só observe se você sente dores em queimação na região do calcanhar e panturrilha ao ficar por um certo tempo em pé. Se isso acontecer é melhor procurar o seu médico, ok! E peça para ele te encaminhar para a fisioterapia. Isso irá acelerar sua recuperação.

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

  33. bom sofri um acidente de moto dia 16/04/2012 fraturei o quinto metatarso uma fratura diafisária. fiquei 14 dias com a tala e depois coloquei gesso sintetico fiquei mais 35 dias entao na ultima consulta meu ortopedista me pediu um raio x e me disse q nao tive nenhum avanço q era a mesma coisa de eu recem ter quebrado .
    nesse tempo me mantive deitada ou sentada com a perna esticada sem colocar o pé no chão , por ordens medicas. fiz tudo certinho. quando presisava ir em algum lugar ou me movimentar utilizei as muletas.
    cm ficar na posição com perna esticada sinto muitas dores nas costas acabava me virando de lado e com isso virava o pé tbm principalmente para dormir! será q isso me prejudicou?
    neste periodo tomei tbm calcio sem autorização do medico.
    bom mas emfim ele me pediu uma cirugia
    que sera feita em seguida
    gostaria de saber cm funciona esta cirugia, quantas horas dura,cm é a anestesia posso fazer a cirurgia e ja vir embora?cm vai ser esse processo cirurgico cm é a recuperação ? e com quanto tempo retomo minhas atividades normais?
    ha ele tbm me proibio de usar essa tal bota, disse que por causa de ser essa fratura nao é indicado eu usar esta bota!! qual o processo de imobilizar o pé apos a cirurgia?
    tenho muitas duvida pois só marquei a cirugia por telefone e nao pude mais falar com ele e minha cirurgia ja é dia 11 /06 agora segunda feira!

    1. Olá,

      Como vai? O ideal seria conversar e esclarecer todo o procedimento com o seu médico. De qualquer forma o que o seu médico provavelmente irá fazer é colocar uma placa para fixar a fratura. Para isso será necessário fazer um corte no seu pé e então fixar essa placa com pequenos parafusos. Após a cirurgia você deverá ficar umas semanas sem apoiar o pé no chão, mas seu médico irá te orientar em relação a isso. É importante que você pergunte tudo o que quer saber para não ficar dúvidas quanto a reabilitação pós cirúrgica. Será necessário também fazer algumas sessões de fisioterapia para melhorar sua mobilidade do pé, melhorar sua marcha (quando você puder pisar) e ganhar força muscular, pois a imobilização leva a essa diminuição da mobilidade articular e da força muscular também.
      Não se preocupe, pois a cirurgia é tranquila e muito comum de ser feita nesses casos como o seu.

      Boa sorte,

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

    2. Ola!!!
      Bem nem todas as situações são iguais vou tentar te contar o meu caso.
      Bati minha moto de frente com outra quebrei os cinco dedos no metatarso e rompi os ligamentos a cirurgia foi de 4 horas, anestisia geral na coluna, e fui pra sala e liberado no segundo dia pra minha casa, lá chegando após duas horas não aguentava de dor, tomei vários medicamentos no qual dormi e acordei no dia seguinte sem dores.
      Estou á 4 meses da pós cirurgia, e comecei á pisar no chão com 3meses e 15 dias, agora estou pisando sem muletas, e andando bem lentamente, se puder te dar uma dica.
      Puxe o freio de mão e comece tudo bem devagar de acordo com as recomendações médicas.
      Espero ter ajudado, boa recuperação.

  34. Olá! fiz uma fratura oblíqua com pequeno afatamento do 5mtt do pé direito em 18/03. Como o osso não consolidou mesmo com gesso, meu médico me operou em 14 de maio de2012 colocando uma placa com pinos. Estou com 17 dias de operada e usando bota MERCUR (embora tenha sido indicada a ROBOFOOT). Meu médico aconselhou que eu retirasse a bota por meia hora 3x ao dia para exercitar a articulaçao do tornozelo e dedos e também a apoiar o pé com ajuda das muletas. Estou com medo de fazer o apoio. Posso fazer? posso ficar um pouco mais de tempo sem a bota, pois esquenta e coça. E posso continuar usando a bota mercur cano curto ou a Robofoot é melhor?. Devido o tempo que passo sentada ou deitada estou sentindo muita dor na articulação do quadril D. O que fazer para aliviar a dor?. Ele me indicou fisioterapia a partir de 20 dias de cirurgia, mas estou receosa de iniciar pois, pelo raiox feito uma semana após cirurgia não houve nenhuma mudança e o osso continua afastado e oblíquo.
    Caroline

    1. Olá Caroline,

      Pergunte para o seu médico se ela vê algum problema em você fazer uso da bota de cano curto, mas como sua fratura ocorreu no V metatarso acho que não há problema em ficar com essa bota que você comprou. Em relação a retirada da bota 3x ao dia, você pode ficar mais de 30 minutos sem ela se não ficar movimentando o pé e tornozelo por mais tempo que isso. Retire a bota, faça o exercício recomendado, realize o apoio com auxilio das muletas e depois deixe o pé em repouso. A descarga de peso é importante, pois ajuda na consolidação da fratura, mas como sua cirurgia ainda é bem recente deve-se tomar cuidado para não apoiar todo o peso do corpo na articulação. Para a dor no quadril seria interessante você procurar o setor de fisioterapia para que eles te dêem orientações. Essa dor no quadril pode ocorrer por algum mecanismo de compensação do seu corpo para facilitar sua marcha com a bota, por isso é melhor começar com as sessões de fisioterapia. Não precisa ficar com receio de começar a fisioterapia. Os profissionais iram respeitar a fase de tratamento em que você se encontra e não farão nada para prejudicar sua recuperação.

      Boa sorte,

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

  35. Boa noite, sofri um acidente de moto e fraturei o 4º e 5º MTT, fiquei com gesso apenas 2 dias e passei para a bota Robofoot e fiquei apenas 1 dia, mas como trabalho de motoboy autônomo tirei a bota para poder voltar ao trabalho, não estou sentindo muita dor apenas um desconforto ao andar (estou mancando), gostaria de saber se os meus ossos podem colar ou vão ficar quebrados para sempre? e se essa teimosia minha em voltar a trabalhar em apenas 3 dias de repouso pode trazer algum tipo de seguela futura ou prejudicar a minha saúde? detalhe não tomei nenhum tipo de medicação, e com essa e minha 28º fratura, sendo que das outras 27 fiz o tratamento, repouso, pós cirúrgico e fisioterapia certinho. abraços

    1. Olá Bruno,

      Com certeza suas fraturas ainda não consolidaram. Para isso seria necessário umas 6 semanas com o robofoot. O ideal seria você esperar pelo menos a consolidação das fraturas, pois você pode acabar tendo dores mais pra frente, desenvolver alguma tendinopatia ou dores em outras articulações por estar mancando.
      O melhor seria você procurar um médico, fazer um raio x e ver como andam as suas fraturas. E se for o caso de ficar com a bota, acho que seria o melhor a fazer.

      Boa sorte,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  36. Prezados, sofri uma fratura de Jones há exatamente 15 dias. No dia da fratura, coloquei uma tala e dois dias depois passei para a bota, sem colocar o pé no chão. O médico me recomendou tirar a bota e colocar gelo várias vezes por dia. Tenho colocado em média 3x ao dia. Nos primeiros 10 dias o pé desinchou bastante, porém nos últimos dias voltou a inchar. Tenho andado bastante (de muletas) nos últimos dias. As minhas dúvidas são: devo manter o pé elevado e evitar andar muito? Quando eu retiro a bota (para gelo ou banho), devo recolocá-la logo ou posso ficar um tempo sem ela, desde que fique parado? Devo confirmar o início da consolidação com um raio x antes de colocar carga parcial no pé ou já posso fazer isso pelo tempo que passou?
    Obrigado

    1. Olá Renato, sempre orientamos nossos pacientes a andar o menos possível, principalmente nos dias subsequentes a fratura, porque o pé para baixa dificulta muito a resolução do edema e durante a caminhada a circulação sanguínea aumenta muito nos membros inferiores, mesmo se você não faz o apoio. Sim, você pode retirar a bota para fazer a aplicação de gelo. Costumamos orientar nossos pacientes a manter o pé imóvel quando sem a bota, pois alguns músculos da lateral externa da perna se inserem justamente no osso fraturado, logo, qualquer movimento, mesmo que mínimo, pode prejudicar a consolidação. Será o seu médico, embasado pelo exame de Raio-x, é quem vai liberar você para a carga parcial. Paciência e cuidado neste momento são muito importantes.

      Saudações
      Equipe Spalla Fisioterapia

  37. Quebrei do 1º ao 5º metatarso em um acidente de moto, foi realizado uma cirurgia para colocar fio de kirschner do 2º ao 5º (14/03/2013-cirurgia), após 45 dias os mesmos foram retirados. Já estou fazendo fisioterapia, foi feito Raios-X dia 04/05, estão consolidados. Dúvida: Trabalho em motocicleta que a partida é com o pé, qual tempo para forçar o pé neste caso. Posso após 90 dias força o pé para ligar a moto, esse foi o prazo dado é certo.

    1. Olá Estefesson,

      Como vai? Como todas as fraturas já estão consolidadas não existe problema em realizar a descarga de peso, então não tem problema você fazer essa força para ligar a moto. Aproveite que está na fisioterapia para fazer bastante fortalecimento da musculatura do pé e tornozelo e mostre para o seu fisioterapeuta como você deve realizar o movimento de ligar a moto, assim ele pode aplicar alguns exercícios já com este movimento, para exigir mais dessa musculatura em especial.
      Esse prazo que lhe foi dado está correto, mas pode ser que você consiga fazer isso antes mesmo do final desse prazo.

      Boa sorte,

      Saudações, Equipe Spalla Fisioterapia.

  38. quebrei o 3º e 5º mtt em uma cidente de moto , a moto caiu em cima do meu pé , fiquei com gesso 07 semanas , 48 dias . Agora estou sem gesso , mais esta muito inchado e um pouco roxo dos lados faz dois dias que retirei o gesso , o medico disse que é para fazer compressa na bacia com agua morna e subir e descer os pes e tentar ir pisando , ja consigo pisar sem colocar muito peso.
    Gostaria de saber o que mais posso fazer para acelerar a recuperação, ex: exercicios , pois ele falou que nao ha necessidade de fisioterapia em clinica, tenho mais 15 dias em casa . Vou voltar a trabalhar e preciso melhorar rapido. O que faço?

    1. Olá Ailse,

      Acho que você poderia fazer umas 10 sessões de fisioterapia para melhores orientações. É dificil descrever exercícios que você possa fazer em casa sem que haja alguém para te orientar corretamente. Se você tiver uma piscina em casa ou de fácil acesso seria interessante começar a andar na água e realizar movimentos para cima e para baixo com os pés, para os lados e em círculos. Se tiver um colchonete comece a caminhar em cima dele; ande apoiando primeiro o calcanhar, seguido do apoio total do pé e emfim fazendo a impulsão apenas com os dedos.
      Se você puder, de qualquer forma, fazer algumas sessões de fisioterapia para ganhar um pouco mais de movimento nas articulações do seu pé e para ganhar um pouco de força (pois você ficou imobilizada quase 50 dias e isso faz com que sua musculatura, principalmente a panturrilha, fique inibida) e equilibrio, seria o ideal.

      Boa sorte,

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  39. Fraturei o 5º Metatarso e parece que foi uma fratura diafisária proximal (fratura de Jones) ou por avulsão na base à quase 3 semanas e ainda sinto dores e possui inchaço. Estou usando bota para imobilizar, mas tiro ela uma vez por dia para trocar um papel que coloco na parte inferior do pé pois esquenta muito e sem ele, ela me causa calos.
    Gostaria de saber quanto tempo que terei que fazer fisioterapia. Também se posso realmente tirar a bota uma vez ao dia para isso e se quando tirar a bota (o médico prescreveu 6 semanas) poderei andar apoiando o pé (direito, que no caso foi o fraturado).

    1. Olá Kellyn,

      Não tem problema você retirar a bota para trocar esse papel, mas você pode colocar uma meia ao invés desse papel se você achar melhor. Porém, não é indicado que você pise no chão sem a bota, pois a fratura precisa consolidar e por isso são necessárias essas 6 semanas. Espere o seu médico permitir que você faça descarga de peso nesse pé fraturado,ok!
      Em relação a fisioterapia, provavelmente você deverá fazer de 10 à 20 sessões de fisioterapia, mas esse tempo vai depender dos seus sintomas e do tempo que o seu organismo demora para se recuperar.

      Boa sorte,

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  40. Fraturei o quinto metatarso e foi colocada uma tala de gesso, após uma semana o medico aconselhou a colocar o robot foot, fiquei 2 semanas sem colocar o pé no chão e ele me informou que a partir da 2ª semana poderia colocar aos poucos o apoio do pé direito fraturado, na terceira semana me autorizou a tirar a bota quanto completar 4 semanas e fazer uma fisioterapia em casa com agua quente e agua fria sobre os pés. ja é o segundo dia que tirei a bota e ainda ando mancando sentindo uma pequena e leve fisgada na regiao afetada caso eu force muito, isso é normal?

    1. Olá Bruno,

      como vai? É completamente normal você ainda andar mancando e sentir leves fisgadas quando apoia o pé no chão. Só fazem 2 dias que você fez a retirada do robofoot e voltar a pisar sem nenhuma proteção normalmente trás uma certa insegurança ao paciente. Sem contar que como você ficou um tempo imobilizado há perda de massa muscular e diminuição de mobilidade do pé e tornozelo, levando a uma maior dificuldade para sustentar o seu peso. Converse com o seu médico e veja se ele não pode te liberar para começar a fisioterapia em uma clínica, assim você será melhor orientado e terá mais segurança para andar.

      Boa recuperação,

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia.

  41. olá,minha esposa teve fratura no quinto metatarso e apos 2 meses o pé dela continua muito inchado,é normal?

    1. Olá Samaroni. Se a fratura for somente do 5MMT, o inchaço persistente por todo este tempo não é normal se durante este período ela seguiu as orientações do médico (não sabemos o que foi orientado, mas a maioria dos casos é necessário imobilização e retirada de carga). Procure o ortopedista responsável pelo caso e solicite uma nova avaliação, vale a pena investigar se há algum comprometimento vascular (circulação).

      Saudações
      Spalla Fisioterapia

  42. Olá,

    Eu quebrei o 5 metatarso jogando volei. Desde o primeiro dia o médico me autorizou a pisar com a bota imobilizadora. Só começei a andar apoiando o pé fraturado depois de 2 semanas pois a dor era horrível. Volei ao médico depois de 4 semanas e ele disse que não vou houve evolução significativa na consolidação da fratura e disse também que pode haver uma interveção cirurgica. Ele vai me reavaliar daqui 6 semanas, para ver se é o caso de cirurgia mesmo. O problema é que ele me autorizou a tirar a bota imobilizadora e andar com tenis que tenha um bom suporte, estou preocupada se isso possa prejudiar a minha fratura.

    1. Olá Lúcia, a bota imobilizadora é geralmente prescrita em casos de fratura do 5MTT pois os músculos fibulares se inserem justamente neste osso, assim, qualquer movimento excessivo pode prejudicar a consolidação. Talvez estas 4 semanas não foram suficientes para a formação de uma calo ósseo, no seu caso, por isto é normal o médico insistir mais um período antes de eleger uma cirurgia. Se você não é atleta e não caminha muito ao longo de seu dia, um tênis macio e com suporte lateral mais rígido pode ser suficiente sim (desde que não lhe volte a causar dores). Porém se você não se sente segura, converse com seu médico e peça orientação se pode continuar a usar a bota imobilizadora por uma período maior.

      Saudações
      Spalla Fisioterapia

      1. Olá obrigada pela resposta anterior…..
        Passados 6 meses o médico diagnosticou que a minha fratura consolidou torta, mas consolidou…..não precisarei de cirurgia ele disse…..
        Usei a Robofoot por 2 meses e depois comecei a andar normal….hoje não manco mais, mas sinto muita dor ainda…….gostaria de saber se é normal continuar doendo tanto mesmo com a fratura consolidada….e queria saber se a dor não pode ser da fratura ter consolidado torta….
        Obrigada

        1. Bom dia Lucia,

          Uma dor residual pode haver sim, mas se você estiver com muita dor, aí é melhor procurar um médico e se for o caso fazer um pouco de fisioterapia para melhorar seus sintomas.
          Normalmente a dor ocorre pelo trauma nas estruturas em volta da lesão e não pelo fato da frtaura ter se consolidado com algum desvio. Muitas pessoas têm suas fraturas consolidadas com desvio e não sentem dor.

          Saudações,

          Equipe Spalla Fisioterapia.

  43. Olá, tbm sofri uma fratura obliqua no 5º metatarso do pé esquerdo, está com 15 dias, hoje fiz um novo RX que mostrou um pequeno afastamento, estou com tala engessada, não coloco carga no pé (ando de cadeira de rodas), esse afastamento é normal? compromete a recuperação.
    Grata

    1. Olá Enila, obrigado pelo comentário. É difícil emitir uma opinião sem ver as radiografias de controle. Existem certos casos em que a fratura de 5MMT corre o risco de não consolidar. Nossa opinião é que você continue a não colocar carga e procure o seu ortopedista para avaliar a radiografia, assim ele pode lhe confirmar se está tudo correto. Saudações.

      Equipe Spalla Fisioterapia

  44. Oi, sofri uma fratura no quinto metatarso do pé direito, e parece que foi uma fratura diafisária proximal (fratura de Jones). É comum esse tipo de fratura apresentar um progresso lento (com 3 semanas a recuperação foi praticamente nula)? Quanto tempo demora para consolidar?

    1. Olá Leo, obrigado pelo comentário. Os processos de consolidação óssea levam em média 8 semanas, segundo a literatura atual. A fratura de 5MMT é um pouco delicada pois geralmente a dor proveniente é leve ou as vezes inexistente, o que faz com que os atletas/pacientes “esqueçam” de sua condição e realizem a descarga de peso no local afetado, dificuldade o processos de formação do calo ósseo e a consolidação da fratura. O período de 3 semana é cedo para buscar resultados. Procure sempre estar em contato com seu médico e fazer uma Radiografia quando completar 6 semanas, para controle. Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

  45. BOA NOITE! FRATUREI A BASE DO 5 METATARSO omédico na ocasião COLOCOU BOTA DE GESO E GOSTARIA DE SABER SE POSSO RETIRA-LA E UTILIZAR A BOTA MÓVEL?
    OBRIGADO!

    1. Olá Luis, como vai?

      Na realidade você terá que voltar ao médico para que ele faça um raio X e veja se já houve a consolidação da fratura. E então ele tomará as devidas providências. Mas não retire o gesso e coloque a bota por conta própria, ok!?

      Saudações,

      Equipe Spalla Fisioterapia

    1. Olá, fraturei a base do 5º metatarso do meu pé direito em 24/11/12, pisei em cima de uma pedra virei o pé e cai, fui ao hospital e o ortopedista engessou e pediu que eu voltasse para retirada do gesso em 19/12/12, pediu para usar muletas e não forçar o pé quebrado, assim eu o fiz. Mas tento não forçar o pé quebrado, mas para impulsionar para levantar tenho que colocar o pé (quebrado) no chão, hoje (12/11/12), estou sentido fisgadas na panturrilha da perna e dói um pouco, voltei a trabalhar depois de 15 dias afastada, trabalho o tempo todo sentada e coloco o pé quebrado hora para cima, hora para baixo, estou preocupada com esta fisgada na panturrilha, é normal ou é por causa de esforço que tenho feito com o pé? Obrigada.

      1. Olá Dulce,

        Essa fisgada na panturrilha pode ter ocorrido por esse esforço que você tem feito sim. Quando ficamos imobilizados, a tendência é a musculatira dessa região perder massa e força muscular, por isso com seu esforço para levantar, você pode ter sofrido uma contratura ou distensão muscular. Quando retirar o gesso peça para o seu médico dar uma olhada e avaliar sua perna.

        Boa sorte,

        Saudações,

        Equipe Spalla Fisioterapia

Comments are closed.