Final Super Bowl XLVI

A final do Super Bowl deste ano será a reedição da decisão de quatro anos atrás. Na ocasião, o New York Giants surpreendeu o New England Patriots, pelo placar de 17-14. Quatro anos mais tarde, o Patriots e Giants estão na disputa de mais uma final. O Patriots, é liderado por Tom Brady e o Giants por Eli Manning.

Para chegar a final os times disputam uma série de jogos nos playoffs . Este jogos de eliminação simples realizados no final da temporada regular para determinam o campeão da NFL. Seis equipes de cada uma das duas conferências da liga se qualificam para os playoffs com base nos resultados dos jogos da temporada regular. O torneio termina com o Super Bowl, jogo da liga dos campeonatos, entre os dois campeões das conferências.

 American Football Conference (AFC):
New England Patriots
Baltimore Ravens
Houston Texans
Denver Broncos
Pittsburgh Steelers
Cincinnati Bengals

National Football Conference (NFC)
Green Bay Packers 
San Francisco 49ers
New Orleans Saints
New York Giants
Atlanta Falcons
Detroit Lions.

O JOGO

O futebol americano é um esporte disputado entre duas equipes de onze jogadores com o objetivo de marcar pontos avançando a bola em zona da equipe adversária. O jogador corre com a bola para avançar as jardas ou pode ser arremessada para um outro jogador. Os pontos são marcados por levar a bola sobre a linha do gol adversário, pegar um passe sobre a linha de gol ou chutar a bola através de postes do adversário.

Posições ofensivas

QB – Quarterback – controla o jogo, chamando jogadas e realizando passes para seus companheiros.

WR – Wide Receivers – os jogadores mais rápidos na equipe, recebendo o passe do quarterback a longas distâncias.

RB – Running Back: também pode receber passes, geralmente em rotas curtas e de screen, além de fazer bloqueios protegendo o QB

TE – tight ends: relizam bloqueios ou pegam a bola na passagem da jogada. Eles não são os jogadores mais rápidos, geralmente atuam em jogos de passes curtos.

Linha ofensiva: O jogador chamado de Centro (C) é o único que joga a bola para o Quarterback. Além destes, há os Guards (G) e Tackles (T).


Posições defensivas

Linha defensiva: o objetivo é ocupar a linha ofensiva para permitir aos defensores chegar ao quarto de volta ou parar o running back. As posições podem mudar, mas a linha defensiva é formada por Ends (E) e Tackles (T).

Linebackers: se alinham atrás da linha defensiva e defendem os receptores em potencial. Os alinhados no exterior são os Linebackers Fora (OL) e o do meio, o Linebacker Médio (ML).

Cornerbacks (CB) e Segurança (S) cobrir os wide receivers, então eles precisam ser rápidos e ágeis para seguir as jogadas.

 

LESÕES

O Futebol americano é um jogo que exige diferentes habilidades de seus jogadores. É marcado por muito contato, força e ações rápidas, podendo levar a ocorrência de lesões. Estas são mais comuns durante os jogos, em comparação com os treinamentos.

Os relatos de lesões mais comuns são as descritas a seguir. No joelho, lesões no LCA e menisco. No ombro são frequentes luxações, inclusive acromio clavicular e no tornozelo, entorses. As contusões são comuns, devido ao contato direto. Além dessas, é observado muito a ocorrência de concussões, exigindo uma maior atenção no atendimento. Se o jogador sofrer uma concussão durante um jogo, é necessária a avaliação pela equipe médica. Dependo desta avaliação, um jogador pode ser autorizado a voltar ao jogo ou ser encaminhado ao hospital, em casos mais graves.

No geral, as lesões de membros inferiores são responsáveis por 50% de todas as lesões (joelho até 36%). Lesões da extremidade superior​​por 30%. Os entorses e distensões representam 40% das lesões, contusões 25%, 10% fraturas, concussões 5% e luxações 15%. As lesões da coluna caíram drasticamente na década 1975 a 1984, devido ao impacto de mudanças de regras modificando as técnicas de bloqueio e melhorias nos equipamentos, condição física dos jogadores e treinamento.

O jogador Rob Gronkowski do New England Patriots pode ficar de fora da disputa com o New York Giants no Super Bowl XLVI, neste domingo. Ele sofreu lesão no tornozelo na final da Conferência Americana. Gronkowski é um dos grandes destaque do time de New England sustentando um recorde de tight ends: 17 touchdowns na temporada regular. O jogador está realizando tratamento, mas ainda não voltou aos treinamentos. O Patriots não tem um reserva imediato do jogador fato que preocupa a equipe.

Confira a final do Super Bowl, neste domingo (05/02), com transmissão nos canais ESPN a partir das 20h00. Vale a pena conferir!

Ft. Gabriela Borin

 

Links:

REGRAS E JOGADAS      http://nflbr.blogspot.com/search/label/Glossário%20NFL

REGRAS OFICIAIS            http://www.nfl.com/rulebook

http://www.paddypower.com/popup/NFLPopup/positions.html

Sobre o autor spallafisioterapia

Spalla Fisioterapia escreveu 78 matérias nesse site.

A SPALLA Fisioterapia é uma equipe com enfoque na área de ortopedia e traumatologia. Nosso objetivo é ser um ponto de referência em reabilitação. Queremos conduzir com precisão nossa missão de promotores de saúde e proporcionar o retorno de nossos pacientes a sua prática esportiva ou ao seu dia a dia no melhor equilíbrio possível.

Queremos seu comentário...