Fasciíte Plantar em Corredores

A Fascite Plantar (ou fasciíte plantar, técnicamente) é a causa mais comum de dor na região inferior do calcanhar e do pé. O termo Fasciíte indica que há um processo inflamatório na Fáscia Plantar, porém recentes estudos vêm mostrando não haver presença de substâncias inflamatórias e sim um processo degenerativo na grande maioria dos casos. Nos Estados Unidos mais de 2 milhões de indivíduos são tratados devido a Fascite Plantar anualmente, acometendo cerca de 15% das causas de dor no pé em todo país.

Essa lesão é muito vista em indivíduos fisicamente ativos, tais como corredores de rua, e é mais freqüente em mulheres com idade entre 40 e 60 anos.

A Fáscia Plantar é uma camada espessa de tecido conectivo que se origina do Tubérculo Medial, abaixo da superfície do calcâneo, e se insere na base do Hálux e na região plantar das articulações metatarsofalangeanas, formando o arco longitudinal medial do pé. Em geral, a Fáscia Plantar possui duas grandes funções: promover um suporte ao arco longitudinal do pé e absorver a carga de maneira dinâmica durante a marcha e corrida.

A Fascite Plantar pode ser um resultado de múltiplos fatores. Dentre eles os Fatores de Risco Intrínsecos que recentes estudos têm identificado como obesidade ou o aumento repentino de peso, redução da amplitude de movimento de dorsiflexão do tornozelo, pé plano ou pé cavo, e Fatores de Risco Extrínsecos como ocupações que requerem tempo prolongado em pé, uso de saltos altos e atletas (em especial corredores) que não utilizam tênis com amortecimento e praticam seu esporte em superfícies irregulares.

Sinais e Sintomas: A apresentação clássica da Fasciíte Plantar é dor na região plantar (sola) do pé e na região inferior do calcâneo. As dores tendem a ser piores nos primeiros passos do dia. Ou seja, o paciente sente fortes dores quando coloca o pé no chão após levantar pela manhã. Isto ocorre pelo fato da Fáscia Plantar se encurtar durante a noite e no momento que o paciente acorda e coloca o pé no chão ela se distende (estica) gerando dores nos primeiros passos do dia.

Dica do Especialista: O paciente deve alongar e massagear a Fáscia Plantar logo quando acorda pela manhã, antes de colocar o pé no chão, evitando o aparecimento de dores com a descarga de peso.

Tratamento: Grande maioria dos casos de Fasciíte Plantar obtem sucesso com a Fisioterapia. Uma avaliação cuidadosa e minuciosa deve ser realizada para traçar os objetivos e condutas que serão adotadas no tratamento do paciente. Avaliar o pé tanto de maneira estática quanto dinâmica pode ser uma das chaves para o sucesso do tratamento. Alguns pacientes podem apresentar o arco plantar próximo do normal de maneira estática, porém quando realizam a marcha tendem a terem um desabamento do arco, o que pode ser ocasionado por fraqueza muscular, e esse achado na avaliação pode levar a um bom programa terapêutico. Por isso, dentre os vários exercícios utilizados, a literatura mostra bons resultados com a liberação miofascial, que pode ser feita tanto de maneira manual quanto com o uso de dispositivos como bolinhas, ganchos, etc. Alongamentos e fortalecimentos da musculatura intrínsica do pé e eletrotermoterapia como medida analgésica são boas opções.

Cirurgia: o procedimento cirúrgico somente é indicado quando o tratamento conservador feito por pelo menos seis meses não obtém resultados. Nesse caso o procedimento de escolha geralmente é a Fasciotomia (pequeno corte na fáscia), porém a realização da cirurgia acaba sendo rara em razão do grande sucesso com o tratamento conservador, no caso a Fisioterapia.

Sugestão de Leitura: Plantar Fasciitis: Diagnosis and Therapeutic Considerations. Alternative Medicine Review, 2005.

Ft. Igor Phillip

Sobre o autor spallafisioterapia

Spalla Fisioterapia escreveu 77 matérias nesse site.

A SPALLA Fisioterapia é uma equipe com enfoque na área de ortopedia e traumatologia. Nosso objetivo é ser um ponto de referência em reabilitação. Queremos conduzir com precisão nossa missão de promotores de saúde e proporcionar o retorno de nossos pacientes a sua prática esportiva ou ao seu dia a dia no melhor equilíbrio possível.

One Reply to “Fasciíte Plantar em Corredores”

Queremos seu comentário...