Educativos de corrida: treinamento, prevenção ou tratamento?

A corrida, considerando atletismo e corrida de rua, é um dos esportes mais praticados no Brasil atualmente. É um esporte de fácil acesso, sem grandes despesas com equipamentos específicos e que oferece maior liberdade na escolha do local e do horário de treinamento. Por esses motivos, o número de praticantes cresce a cada ano, juntamente com o número de provas de corrida. Esse caráter competitivo que o esporte vem adotando modifica a característica dos “corredores de final de semana” para atletas que se preocupam em melhorar sua performance. Desta maneira, os treinos tornam-se mais freqüentes e mais intensos, no entanto, muitas vezes sem o acompanhamento de um profissional capacitado, resultando num maior número de lesões entre os atletas de corrida de rua.

As orientações a respeito da técnica da corrida vão além dos tradicionais alongamentos e aquecimentos. Os exercícios educativos de corrida são importantes para o aprimoramento do gesto esportivo, trabalhando principalmente os seguintes aspectos:

– Memória muscular: com estímulos específicos, a musculatura é capaz de recrutar mais fibras durante um determinado movimento e coordená-lo com velocidade e freqüência respiratória;

– Ajuste postural: condicionamento da postura ideal durante a corrida, associando a movimentação de membros superiores, alinhamento do tronco, elevação dos joelhos e inclinação do corpo;

– Técnica da corrida: manutenção da amplitude da passada para economia de energia, controle da freqüência da passada, elevação dos braços, diminuição do peso do tronco, controle da freqüência respiratória e posição dos pés no contato com o solo (ataque);

– Otimização do gasto energético: quando o gesto esportivo é executado de maneira correta, o atleta despende de menos energia durante a corrida.

Os exercícios educativos são simples e não ocupam muito tempo em sua execução, sendo recomendável realizá-los no início dos treinos para melhoria das técnicas, quando o atleta não está sob o efeito da fadiga muscular e apto a receber estímulos; e antes das provas de corridas, como forma de aquecimento.

Os erros de técnica mais comumente encontrados em corredores iniciantes ou em atletas que estão retornando da reabilitação para os treinamentos, são:

– Atacar o solo com o mediopé, aumentando o tempo da passada e aumentando o gasto energético durante a transferência de peso;

– Ataque forte com os calcanhares, o que aumenta o impacto e desacelera a passada;

– Falta de coordenação entre membros superiores e inferiores, aumentando o gasto energético para manter o equilíbrio corporal;

Déficit na flexão dos joelhos, o que diminui a amplitude das passadas;

Alguns dos educativos de corrida mais conhecidos:

Skipping alto / para frente: elevação alternada dos joelhos até a altura do abdome, coordenando membros inferiores com superiores também de maneira alternada, correndo no lugar ou em deslocamento;

Skipping para trás ou Anfersen: com o tronco levemente inclinado a frente, flexionar os joelhos de forma alternada, tocando os glúteos com os calcanhares e coordenando a movimentação dos braços, correndo no lugar ou em deslocamento;

Kick out: movimento ritmado com os joelhos em extensão, tocando a ponta dos pés no solo de forma alternada ao movimento dos braços (que permanecem com o cotovelo em um ângulo de 90°);

Saltitamento: pequenos saltos contínuos, mantendo afastamento das pernas na largura do quadril. Saltos curtos sem tocar os calcanhares no solo;

Hopserlauf (passeio no parque): corrida alternando saltos com elevação do joelho e do braço contralateral.

Os educativos de corrida são elementos essenciais no preparo de um corredor, sendo de responsabilidade do treinador o aprimoramento da técnica de corrida. No entanto, quando se trata de prevenção de lesões ou retorno ao esporte pós-reabilitação, é extremamente importante que o fisioterapeuta do esporte esteja familiarizado com esses exercícios, visando minimizar movimentos potencialmente lesivos. Este trabalho deve ser feito em conjunto, pois a comunicação entre treinador e fisioterapeuta aprimora o trabalho multidisciplinar, beneficiando principalmente o atleta/paciente.

Ft. Thaís Bortolini Bueno

Fotos: O Treino – educativos para corrida

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