Dicas de Atendimento N°2 Fasciíte Plantar

Na segunda-feira, dia 30 de maio de 2011, foi realizada a 4ª Reunião da Sonafe/SP, com a palestra do fisioterapeuta Felipe Tadiello, sobre Fasciíte Plantar (FP). Durante a exposição foram abordados aspectos relevantes na avaliação e tratamento desta patologia.

Em um artigo precedente, nós também já discutimos aqui sobre o tema de FP. Durante a reunião, os participantes puderam compartilhar suas experiências clínicas e conhecimentos. Um aspecto muito discutido foi a relação do pé plano e pé cavo como um diferencial nas condutas adotadas durante o tratamento. Alguns estudos relatam que 81-86% dos indivíduos com sintomas consistentes de FP apresentam uma pronação excessiva, apresentando maiores riscos. Porém, indivíduos com pé cavo também apresentam um risco potencial pela inabilidade de dissipar forças durante atividades de descarga de peso, já que a fáscia plantar encontra-se distendida.

FICA A DICA: programas de fortalecimento e o alongamento são válidos, pois podem ajudar na “correção” de fatores de risco. Porém, como diferencial no seu tratamento, deve-se realizar uma avaliação criteriosa considerando o tipo de pé que se apresenta. Pacientes com pé plano podem responder melhor ao tratamento de FP com fortalecimentos mais específicos, por exemplo de musculatura intrínseca. Nesse tipo de pé é necessário um enfoque maior na estabilização. Já o paciente com pé cavo, normalmente, apresenta uma menor mobilidade e maior rigidez. Dessa forma, esse paciente responde melhor a alongamentos, liberações da fáscia plantar e mobilizações. Vale lembrar que somente com uma boa avaliação do paciente, considerando ainda a biomecânica do gesto esportivo do atleta, é possível realizar condutas que contribuirão para o sucesso do tratamento.

Além dessas questões, durante a reunião foram abordados o uso de bandagens (p.ex. low dye), acupuntura, esportes acometidos, tempo de tratamento, entre outros.

Participe das reuniões da Sonafe na região onde você se encontra! É uma excelente forma para ampliar seus conhecimentos através da troca de experiências entre estudantes e profissionais da área. Temos um integrante da Spalla Fisioterapia sempre presente nos encontros da Regional de São Paulo, venha nos conhecer também!

Ft. Gabriela Borin

Leitura complementar recomendada:
1. Roxas M. Alternative Medicine Review. 10:2 , 2005.
2. Irving DB et al. BMC Musculoskeletal Disorders. 8:41, 2007
3. Toomey EP. Plantar Heel Pain. 14:2, 2009.

Fotos:  MTB-ForumBuyamag Inc.

E aí, gostou do que leu? Então compartilhe sua impressão com seus amigos:

Sobre o autor spallafisioterapia

Spalla Fisioterapia escreveu 77 matérias nesse site.

A SPALLA Fisioterapia é uma equipe com enfoque na área de ortopedia e traumatologia. Nosso objetivo é ser um ponto de referência em reabilitação. Queremos conduzir com precisão nossa missão de promotores de saúde e proporcionar o retorno de nossos pacientes a sua prática esportiva ou ao seu dia a dia no melhor equilíbrio possível.

Queremos seu comentário...