Acupuntura e seus benefícios

A acupuntura tem sido praticada na China e outros países orientais há milhares de anos. Há tempos começou a ganhar popularidade no Ocidente, e muitas pessoas se perguntam como funciona a acupuntura, pois é difícil para o pensamento ocidental entender como a simples aplicação de agulhas pode levar a cura de uma determinada patologia. Porém, sua eficácia tem se tornando amplamente conhecida e comprovada. 

Para começarmos a compreender melhor o assunto é preciso conhecerr o conceito de energia. De uma maneira mais simplificada, na medicina chinesa a energia motivadora do corpo é conhecida como Qi, que flui em todo o corpo promovendo a saúde e vitalidade. Há 14 principais vias ou meridianos do corpo através do qual flui o Qi. Cada meridiano tem um determinado nome de órgão ou víscera do corpo. Cada meridiano é yin ou yang, sendo que um órgão yin é emparelhado com um yang correspondente. Juntos, este par mantém o equilíbrio e fluxo de energia positiva e negativa ou Qi por todo o corpo, promovendo assim o corpo saudável.

 A dor e o desconforto de disfunções músculo esqueléticas pode ser visto como um resultado do desequilíbrio do Qi. Inserindo as agulhas da acupuntura em diferentes pontos ao longo dos meridianos ou canais de energia do corpo, o acupunturista é capaz de “direcionar o fluxo” do Qi, para desbloquear o meridiano de energia ou para controlar o aumento ou diminuição ou equilíbrio do Qi de todo o corpo.

 Para o melhor entendimento do pensamento ocidental, existem várias teorias que podem explicar a eficácia da acupuntura para controle da dor. Os pontos de acupuntura “estimulam” o sistema nervoso central, que, por sua vez, libera substâncias químicas para os músculos. Estas substâncias químicas alteram a experiência da dor ou liberam de outras substâncias que influenciam o organismo autoregulador de sistemas. Estas alterações bioquímicas estimular habilidades de cura e promovem a recuperação física e bem estar emocional.

 Acupuntura e as lesões no esporte

 A acupuntura tem muito sucesso nas lesões esportivas, diminuindo o tempo de recuperação. Sua aplicação tem sido cada vez mais utilizada no meio esportivo, por seus resultados satisfatórios. Atua no alívio da dor muscular e articular, ajudando a reduzir o edema e inflamação da área lesada. Também apresenta bons resultados no tratamento de espasmos musculares e cãibras.

 

 Diagnóstico

Diagnóstico centra-se perto do mecanismo de lesão. Uma das características definidoras da acupuntura é a sua capacidade para identificar e tratar as causas subjacentes. A compreensão da causa irá levar a uma recuperação mais completa e sem a recorrência da lesão. Para este efeito é necessário questionar sobre os seus sintomas atuais, tratamentos prévios, detalhes de histórico médico, a sua dieta, digestão, padrões de sono e o estado emocional.

 Tratamento

 As agulhas utilizadas são extremamente fina (0,2 mm). Eles são, esterilizados e descartáveis, e feitos de alta qualidade de aço inoxidável. Pode-se utilizar ainda para o tratamento de determinadas patologias o bastão de Moxa e magnetos.

Durante o tratamento com agulhas, estas são inseridas e deixadas no local por cerca de 20 minutos, dependendo do efeito desejado. A sua aplicação é rápida e indolor. Ao inserir a agulha a sensação é muitas vezes descrita como um leve formigamento, e muitas pessoas experimentam uma sensação agradável de relaxamento.

 Conheça os benefícios da Acupuntura! Entre em contato conosco!

 Ft. Gabriela Borin

Referências

 1. Wadsworth, L. Tyler MD. Acupunture in Sports Medicine. Current Sports Medicine.

 2. Dlin, R.A., Benmair, J.. Hanne,N. Pain relieve in sports injuries. Int. J. Sports Medicine.

Sobre o autor spallafisioterapia

Spalla Fisioterapia escreveu 78 matérias nesse site.

A SPALLA Fisioterapia é uma equipe com enfoque na área de ortopedia e traumatologia. Nosso objetivo é ser um ponto de referência em reabilitação. Queremos conduzir com precisão nossa missão de promotores de saúde e proporcionar o retorno de nossos pacientes a sua prática esportiva ou ao seu dia a dia no melhor equilíbrio possível.

Queremos seu comentário...